Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Ambiente

Município elabora projeto de reestruturação do Parque Natural Ipiranga

Um projeto para reestruturação do Parque Natural Padre Quinha, que fica na Av. Ipiranga está sendo desenvolvido pelo município com a intenção de melhorar a infraestrutura do local e proporcionar mais atrações para os visitantes dentro do espaço. Essas ações visam tornar o espaço uma referência estadual de manutenção e preservação ambiental próximo a centros urbanos e, com isso, alcançar ainda mais visitantes por ano – em 2017, foram 28 mil visitas -, além de oferecer maior segurança aos frequentadores.

O trabalho encabeçado pela Guarda Civil foi apresentado ao prefeito Bernardo Rossi nesta última quarta-feira (17). O secretário da Turispetro, Maurício Valente, de Meio Ambiente, Fred Procópio, e o presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esporte (IMCE), Leonardo Randolfo, também conheceram o projeto.

“O número de visitantes é enorme e o parque é uma área nobre da cidade, uma área de natureza tão grande em meio ao Centro urbano. O potencial é muito grande. Vamos buscar parcerias público-privada para fazer as melhorias que o parque precisa”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

Foto: Marcello Santos

O Parque Natural ocupa uma área de 167 mil m² de Mata Atlântica, sendo uma unidade de conservação inserida em Área de Proteção Ambiental (APA) de Petrópolis. Apesar de possuir diversas trilhas em meio a mata e ser opção para quem procura por lazer e tranquilidade na natureza, falta estrutura para atender bem turistas e a população e os próprios funcionários que atuam no local. Por isso, a intenção é viabilizar recursos para diversas intervenções. A proposta é reestruturar o espaço em três frentes: infraestrutura, segurança e turismo.

A primeira delas prevê reforma da entrada do parque, criação de um Centro de Informações Turísticas, implantação de um mirante, de banheiros, fraldário, locais de convivência e praça de alimentação.

Na segurança, a intenção é instalar um sistema de monitoramento do parque, além de fazer uma base para o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) e outra para o Grupamento de Operações com Cães, ambos da Guarda.

Por fim, seriam feitas novas rotas de caminhadas pelas trilhas, inclusive algumas guiadas pelo GPA, um local para educação ambiental, que servirá de palco para palestra e uma minibiblioteca temática, sala de convivência, espaço de exposições e artes, feira de artesanato, área de aventura (onde seria possível oferecer opções como muro de escalada, pista de corda, entre outros).

A área verde e a vegetação nativa serão todas preservadas, com as futuras novas instalações ocupando áreas em alvenaria que já existem no parque.

“Esse é um espaço que muitas cidades gostariam de ter e que nós podemos explorar melhor com algumas melhorias que são simples de fazer”, afirma o secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Djalma Januzzi.

O Parque Natural Ipiranga funciona todos os dias de 7h às 17h, com horário estendido no verão até 18h.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).