Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Educação

Mais três bibliotecas serão instaladas em Petrópolis

Visando despertar o gosto pela leitura, ampliar mentes tornando-as mais criativas, levar o livro a quem não tem acesso, o projeto “Alegria de Ler” instalará mais três bibliotecas em unidades educacionais públicas de Petrópolis. Este ano, serão contempladas as Escolas Municipais: Dr. Theodoro Machado – Cuiabá, Itaipava; Amélia Antunes Rabello – Itaipava; e Professora Maria Campos da Silva – Centro. O projeto é realizado pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento e conta com o patrocínio da GE Celma e parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

O projeto instalará em cada unidade uma biblioteca com 1000 livros, de conteúdo diversificado, que estarão à disposição de alunos e moradores de suas comunidades. As bibliotecas receberão o nome de “Graciliano Ramos”, em homenagem ao seu livro “Vidas Secas”, que completa 80 anos este ano, homenageando, também, o escritor “Altair Martins”, autor do livro “Enquanto Água”. A homenagem aos dois escritores tem como foco fazer um paralelo entre a realidade da seca no Nordeste e a abundância da água no Sul do Brasil – sendo Graciliano Ramos nordestino e Altair Martins sulista – oferecendo o tema para ser debatido nas Salas de Leitura.

“Um trabalho de responsabilidade social dentro das escolas é importantíssimo e queremos criar a oportunidade de desenvolvimento de polos culturais nas unidades contempladas, por meio da disponibilização de boas ações de leitura para crianças, jovens e adultos, que normalmente não têm acesso ao livro. Temos 4.600 pedidos de bibliotecas no Brasil, que não conseguimos instalar por falta de recursos. Petrópolis tem sorte de conseguirmos o patrocínio da GE Celma”, declara a presidente do Instituto, Cristina Oldemburg.

O Instituto Oldemburg de Desenvolvimento já implantou 840 bibliotecas em todo o Brasil através do projeto “Alegria de Ler”, que segue democratizando o acesso ao livro, incentivando a leitura e promovendo a integração entre leitores e as comunidades das unidades onde é instalado. O patrocínio é realizado por intermédio de empresas interessadas em participar do projeto e que tenham seu cálculo de imposto de renda baseado no lucro real, podendo deduzir 100% do valor investido em até 4% do imposto de renda devido.

A próxima ação do projeto será uma capacitação de agentes de leitura que serão instruídos na montagem, organização, manutenção e funcionamento das bibliotecas.

Um Comentário

  1. Sala de Leitura… bons tempos em que existia isso na rede e contribuiu para que várias crianças e adolescentes que não se interessavam por livros hoje sejam consumidores ávidos de histórias diversas. É uma pena que o que é bom e funcional nesta cidade dure tão pouco…

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).