Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cultura & Lazer

3ª Conferência Municipal de Cultura acontece neste fim de semana

Entre os dias 18 e 19 de maio, as diretrizes sobre as políticas públicas na área da cultura em Petrópolis serão debatidas dentro da programação da 3ª Conferência Municipal de Cultura. A etapa, que é integrante da 4ª Conferência Estadual, será realizada no Centro de Cultura Raul de Leoni. O encontro terá como tema “A cultura como vetor de desenvolvimento social e econômico na cidade de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro e no Brasil”.

A conferência é uma forma colocar em debate a cultura de cada município e fazer com que os agentes ligados à área criem propostas de diretrizes sobre políticas públicas, tomando como base a demanda local. No encontro também será realizada uma eleição de delegados para participação na conferência do estado, que será realizada em junho, no Rio de Janeiro. De lá saem os delegados que participam da etapa nacional, em Brasília. Para o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo, que vai presidir a conferência, essa é uma importante ferramenta, que dá voz à sociedade civil.

“Durante a conferência, vamos dar o pontapé inicial na revisão do Plano Municipal de Cultura, algo que vem sendo pedido pelos agentes culturais. Além disso, será um espaço aberto para todos, para que a sociedade civil dialogue com o poder público, estreitem as relações, e juntos criem propostas para a cultura. É um instrumento para que a sociedade civil exponha suas demandas, dentro dos eixos de discussão”, destaca Randolfo.

Para o desenvolvimento do tema proposto, serão discutidos seis eixos: Economia da Cultura e Novas Tecnologias; Infraestrutura Cultural, Integração e Desenvolvimento; Cultura e Sustentabilidade; Democracia, Cidadania e Diversidade; Política Cultural: Gestão e Capacitação; e Preservação e Salvaguarda do Patrimônio Cultural.

A participação na conferência é livre e podem participar tanto integrantes do poder público, quanto da sociedade civil, além das entidades que têm finalidade cultural. As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de maio, por formulário online (através do link: https://goo.gl/forms/OQnMUD8tFQUtHXMo1) ou presencialmente, na sede do IMCE, na Praça Visconde de Mauá, 305, Centro, de 10h às 18h. Vale lembrar que apenas os inscritos na conferência poderão votar e se candidatar a delegados. Mas qualquer pessoa, mesmo que não esteja inscrita, poderá participar das discussões.

Programação

A programação da 3ª Conferência Municipal de Cultura começa na sexta-feira (18), às 17h, com credenciamento e uma apresentação do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE). No sábado (19), a programação começa cedo, às 9h. Até às 18h terá apresentação dos eixos temáticos; consolidação e apresentação das propostas; e eleição dos delegados para a Conferência Estadual.

Entre os objetivos da Conferência Municipal estão: subsidiar a prefeitura, através do IMCE, de elementos para a elaboração da política cultural do município; consolidar os conceitos de cultura junto aos diversos setores da sociedade; e mapear a produção cultural do município, discutir suas peculiaridades, contradições, necessidades e estabelecer prioridades e metas para o futuro.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).