Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Ambiente

400 placas de orientação e sinalização vão ser instaladas em cachoeiras e trilhas da cidade

A Secretaria de Meio Ambiente está instalando 400 placas de orientação e de sinalização em cachoeiras, trilhas ecológicas e áreas de preservação ambiental da cidade para aumentar a segurança dos frequentadores, alertando sobre os riscos existentes nestes locais, além de conscientizar a população sobre a importância do descarte correto do lixo produzido em áreas verdes. A ação também busca proteger as regiões de Mata Atlântica existentes no município, que concentram vasta quantidade de animais devido às condições de vida proporcionadas pelo clima e também pelos grandes habitats naturais.

A colocação da sinalização começa na próxima sexta-feira (27) pelo Poço do Tchê, no Bonfim. As placas trazem dicas de segurança, como alerta para as cheias repentinas, correnteza forte e pedras escorregadias, além de questões de educação ambiental, como não alimentar os animais silvestres ou deixar restos de comidas e bebidas. A ação acontece no período em que o número de visitantes nestes locais aumenta por causa da temporada de montanhismo, que foi aberta em maio.

As placas serão colocadas em locais estratégicos e de fácil visibilidade e nos pontos de maior risco de acidentes. No último dia 8 de julho, uma mulher de 39 anos foi resgatada pelos militares do Corpo de Bombeiros no Castelo do Açu, que é uma das áreas mais procuradas por quem faz trilhas no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso).

“A orientação e a sinalização para a população vai contribuir para reduzir o número de pessoas perdidas e de acidentes nestes locais. É uma iniciativa bastante positiva de prevenção, já que muitas pessoas frequentam esses locais durante o inverno”, disse o comandante do 15° GBM, tenente-coronel Ramon Camilo.

A novidade está sendo vista com bons olhos pelos grupos que fazem das cachoeiras ou trilhas uma atividade física e de lazer. O representante do Trilhas na Serra, Fabiano Rodrigues, lembra da importância da sinalização para as pessoas que não estão acostumadas a caminhar nestes locais. Nascido e criado em Petrópolis, ele é formado em Ciências da Computação e Ciências Biológicas, além de ser pós-graduado em Educação Ambiental e Sustentabilidade.

“É uma questão que contribui demais com a educação ambiental, alertando a população para não alimentar os animais silvestres e evitar fogueiras. É importante que as pessoas tenham mais consciência e preservem as nossas áreas verdes. De alguma maneira, usamos o grupo Trilhas na Serra para promover ações de educação ambiental, sempre com a presença de crianças e adultos. Em uma cidade como a nossa, uma ação como essa é importantíssima para os frequentadores”, disse Fabiano.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).