Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Educação

“A vida cotidiana da colônia germânica de Petrópolis” é tema de encontro desta quinta

Nesta quinta-feira (26), a Biblioteca do Museu Imperial recebe mais uma edição do projeto “Fale-me de Petrópolis”, às 14h30. Dessa vez, a convidada é a arquiteta Renata Pertot de Oliveira, que abordará o tema “A vida cotidiana da colônia germânica de Petrópolis”. O bate-papo é aberto ao público em geral e tem entrada franca.

O projeto tem como objetivo abordar temas que envolvam Petrópolis, aguçando a curiosidade e incentivando a participação do público presente. Segundo sua idealizadora, a historiadora Cláudia Costa, “Fale-me de Petrópolis” ganhou um lugar de destaque não só na programação do Museu Imperial, mas também no calendário da cidade. Para ela a biblioteca é um espaço ideal para o evento, já que alia cultura ao dinamismo, o que possibilita uma boa prosa.

O título do evento foi escolhido a partir de uma fala do imperador D. Pedro II, que no exílio, como Pedro de Alcântara, ao escrever para os amigos, pediu para que estes dessem notícias sobre a cidade que ele tanto amou.

Sobre o palestrante: Renata Pertot de Oliveira tem formação em arquitetura e artes plásticas, além de pós-graduação em artes visuais e gestão e produção cultural. Foi por 17 anos presidente do Instituto Ambiental e Cultural do Bingen, por 5 anos diretora do Clube 29 de Junho e durante 5 anos participou do Conselho, Municipal de Cultura. Mais recentemente, tem se dedicado à Gastronomia com especialização em Culinária Alemã, Austríaca e do Leste Europeu com cursos pela Escola de Hotelaria e Negócios de Viena. É formada em Confeitaria e Panificação pela Escola Sucré-Riciê Vasconcelos e Escola Senac Petrópolis, onde lecionou por 3 anos, no Curso de Gastronomia. Vem se dedicando ao resgate da memória da colonização germânica da cidade, tendo lançado o livro “Antigas delícias & História de Petrópolis” durante a Bauernfest 2018.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).