Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Educação

Projeto “Fale-me de Petrópolis” terá como tema a Biblioteca Municipal nesta quinta

A Biblioteca Municipal Gabriela Mistral será o tema principal da próxima edição do “Fale-me de Petrópolis”, da Biblioteca do Museu Imperial, nesta quinta-feira (23), às 14h30. À frente da Biblioteca Municipal há 24 anos e secretária do Conselho Municipal de Cultura, a bibliotecária Maria Luísa Rocha Melo será a responsável por contar a história da instituição, desde sua criação até os dias de hoje. O evento é gratuito.

“Vou falar sobre a importância da nossa Biblioteca Municipal, percorrendo sua história, sua linha do tempo, desde sua criação, até os dias de hoje, ilustrando ao máximo com exemplos, fotografias e curiosidades. Pretendo traçar um paralelo entre a evolução da Biblioteca, seu acervo e público, e a história e desenvolvimento da própria cidade, demonstrando que a instituição é, além da memória local, o reflexo de usos e costumes, da produção intelectual, da constituição de coleções que formam e transformam este que é um organismo vivo da cidade”, explica Maria Luisa.

O projeto “Fale-me de Petrópolis”, idealizado pela historiadora Cláudia Costa, prevê a realização de um “bate-papo” informal entre uma personalidade da cidade e o público convidado, tendo como objetivo a interação de ambos a partir de histórias contadas por experientes cidadãos petropolitanos.

Maria Luísa Rocha Melo é formada em biblioteconomia e documentação pela Universidade Federal Fluminense. Sua experiência profissional passou pela Escola Superior de Guerra, IBM Brasil, Biblioteca da Escola de Engenharia e do Instituto de Computação – BEE/UFF, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – UFF, Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa, Biblioteca do Museu Imperial e Biblioteca Tristão de Athayde do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade. Nascida em Leopoldina-MG, a bibliotecária foi criada em Niterói-RJ, mas já se considera petropolitana de coração, pois mora e trabalha na cidade há 31 anos.

A Biblioteca Municipal é considerada a terceira mais importante do estado. Ela foi criada em 1871 e no início era a biblioteca da Câmara Municipal. A unidade fica aberta de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. O espaço é administrado pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes e fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, no Centro. Dos seus 150 mil volumes, 95 mil livros já estão catalogados no site bibliotecamunicipal.petropolis.rj.gov.br.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).