Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Educação

Palestra sobre Santos Dumont acontece no Laboratório Nacional de Computação Científica

 Na próxima segunda-feira (3), o projeto Colóquios LNCC promove uma palestra sobre Alberto Santos Dumont, às 14h, com o biofísico Henrique G. P. Lins de Barros, pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e Espaciais (CBPF). A palestra acontece no auditório A do Laboratório Nacional de Computação Científica. Os Colóquios são gratuitos e abertos ao público em geral.

Em menos de 10 anos de trabalhos Santos Dumont resolveu os problemas essenciais para o voo humano inaugurando a era das navegações aéreas que caracterizam as transformações do século XX. Fora do campo de provas, Santos Dumont teve importante papel na divulgação da aviação. Na palestra, Henrique vai apresentar as várias inovações que permitiram o surgimento dos dirigíveis e dos aviões.

Sobre o palestrante: biofísico, pesquisador titular do CBPF, possui graduação (1971) e mestrado (1973) em Física Atômica pela PUC/RJ e doutorado (1978) na mesma área pelo CBPF. Tem se dedicado ao estudo da resposta magnética de micro-organismos. Dirigiu e roteirizou vídeos de divulgação científica e roteirizou o documentário “Santos Dumont, o homem pode voar” (de Nelson Hoineff). Recebeu a Comenda Nacional do Mérito Científico, a Medalha 20 anos da Ciência Hoje, a Ordem do Mérito Aeronáutico, entre outras. É membro honorário da Red-Pop e do Conselho Superior do INCAER. Publicou livros sobre a história da invenção do voo humano.

Os Colóquios LNCC tem como objetivo oferecer palestras de pesquisadores e personalidades engajadas com o desenvolvimento da Ciência Brasileira, e com destacada atuação em projetos e iniciativas de grande relevância e impacto no cenário nacional e internacional em Ciência & Tecnologia.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).