Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Município pretende implementar sistema que irá gerenciar o envio de alertas de chuvas fortes pelo celular

Principal novidade para esse ano dentro das ações operacionais, o município vai implementar um sistema que irá gerenciar o envio de alertas pelo celular, que também monitora as áreas mais propensas aos desastres de origem natural do município.

Nesta segunda-feira (22), o município publicou o edital de licitação com as condições e regras para a plataforma Alerta Petrópolis. A concorrência está marcada para o dia 1° de novembro e os interessados em participar poderão consultar o documento no site da prefeitura, na área de “Licitações”.  Poderá administrar o software a empresa que oferecer o menor preço pelo serviço, respeitando as condições estabelecidas.

Entre as especificações técnicas do Alerta Petrópolis estão o cadastro completo dos pontos de apoio e das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme do município e o envio de orientações para a evacuação das comunidades. Também prevê encaminhamento automático de informações e notificações sobre a possibilidade de eventos climáticos. As informações devem ser disponibilizadas em aplicativos nas versões Android e iOS.

No último verão, o governo municipal colocou em funcionamento as sirenes que ficam na região do Vale do Cuiabá – Gentio e Buraco do Sapo. Também reorganizou os pontos de apoio do município: agora são 21 locais, atendendo a todas as regiões que contam com o conjunto de sirenes. Também no ano passado, foi realizado o Exercício Conjunto de Apoio à Defesa Civil (Ecadec) que contou com um simulado de evacuação da comunidade na Rua João Xavier, no Bingen. O trabalho antecipado busca reduzir o número de ocorrências, organizando as equipes de atendimento e orientando os moradores.

A atualização do Plano Verão municipal acontece em virtude dos números do último verão: os índices de chuva cresceram 120% e a quantidade de ocorrências registradas subiu 48%. O trabalho está sendo elaborado em cima das principais ameaças desta estação: deslizamento de solo ou rocha, inundações, rolamento de blocos rochosos, vendavais e tempestades de raios. Ferramenta fundamental na prevenção aos desastres de origem natural, as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme ganharam atenção especial: desde o ano passado, a prefeitura faz os testes mensais também à noite, reforçando a integração entre os agentes da Defesa Civil e os moradores.

Também como forma de intensificar o trabalho antes do período de fortes chuvas, a Defesa Civil está preparando um calendário de operações nas comunidades que contam com as sirenes, com o objetivo de orientar a população e visitar os pontos de apoio existentes no município. Os agentes iniciam o trabalho de orientação em novembro. Segundo o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, esse trabalho tem como foco as áreas de maior risco geológico da cidade.

“Vamos visitar todos os locais que contam que as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme. Precisamos estar bem próximos dos moradores para que a gente tenha a redução do número de ocorrências. Essa será a segunda edição do nosso Plano Verão de Petrópolis e estaremos ainda mais preparados e integrados para enfrentarmos, conjuntamente, as ameaças da estação”, garante o secretário de Defesa Civil.

Defesa Civil registrou 22 ocorrências na última sexta-feira

A Defesa Civil registrou 22 ocorrências sem gravidade na forte chuva da última sexta-feira (19). Equipes da prefeitura operaram toda a madrugada em desobstrução de vias e acompanhamento do órgão, com apoio da SSOP, Comdep, CPTrans e Obras.

Na Rua Henrique João da Cruz, no Boa Vista, um muro cedeu atingindo um imóvel que estava vazio. Na mesma localidade um poste de luz caiu. A concessionária de energia já foi acionada. No Caminho do Fragoso, na Estrada da Saudade, houve também a queda de um muro, seguido de um pequeno deslizamento de terra, obstruindo metade da pista. Por conta disso, a linha de ônibus que atende o bairro não está subindo até o ponto final. Agentes da Defesa Civil estão na Rua Capitão Paladini, no São Sebastião, atendendo a um deslizamento de terra que fecha a via.

No Vila Felipe, foi registrado um deslizamento de terra e uma queda de muro. Ainda de madrugada, equipes da Defesa Civil e da Comdep liberaram a via principal, que tinha ficado obstruída. No Castelo de São Manoel foi registrada a queda de árvore na Rua 8, que já foi retirada pelo Corpo de Bombeiros. Na Rua Jorge Justen, na Capela, houve a queda de um muro, nos fundos de uma residência, também atendida pelos agentes da Defesa Civil.

Na noite de sexta, na Rua Coronel Veiga, o nível do Rio Quitandinha subiu, provocando transbordamento na altura da Patrone, fechando a via por cerca de 30 minutos.

Um deslizamento de terra atingiu a Rua Alagoas, no Quintandinha. A via foi liberada ainda na madrugada pelas equipes da Defesa Civil e da Comdep. Agentes da DC também atenderam a uma queda de um pedaço de revestimento de um muro que se soltou com terra e caiu na Rua Maestro Heuclecio Damasceno de Freitas, na Rua Teresa, no Centro.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).