Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Natal Sesc Senac

Orquestra Sanfônica, cantor Antônio Nóbrega e peças de teatro com temática natalina entre as atrações do Natal Sesc Senac

Esta semana, o Sesc Quitandinha preparou uma programação totalmente dedicada às celebrações natalinas. No dia 22, às 11h, o Lago será palco do espetáculo Canção do Povo Para o Filho do Rei. Totalmente grátis, o público poderá conferir um grupo de contadores que contam e cantam uma das mais lindas histórias da humanidade. De forma irreverente e profundamente poética, atores e músicos abrem uma arena circular e convidam os espectadores a formar a grande ciranda da esperança. Uma arena se abre no meio da cidade para que todos possam ouvir e se emocionar com a história do nascimento do menino Jesus desde a anunciação até a chegada dos Reis Magos.

No mesmo dia (22), às 20h, o premiado espetáculo de Claudia Mauro, A Vida Passou Por Aqui, lança um olhar otimista sobre o envelhecimento e as angústias da vida e da passagem do tempo, celebrando a alegria, a amizade e a importância das relações construídas com generosidade e altruísmo.

No dia seguinte, 23 de dezembro, às 11h, o Lago recebe a peça Natal De Repente. Em um vilarejo distante e esquecido, o povo pobre, em sua lida diária, se esquece do Natal, até que chegam contadores de história que percebem o sofrimento daquela gente e resolvem oferecer algum momento de alegria. Para a surpresa dos artistas, o povo não apenas se diverte como passa a interagir com a história, culminando com a montagem de um lindo presépio feito pelos moradores. Com a Cia. Cerne e a Cia. de Arte Popular.

Entre as atrações musicais, dia 21 de dezembro tem DJ Tudo E Sua Gente De Todo Lugar, às 20h, no Café Concerto. Utilizando pickups e laptops, Alfredo Bello se manifesta como DJ Tudo, criando uma sonoridade que mistura e sobrepõe música tradicional e eletrônica de uma maneira única.

Já no dia 22, a Praça da Liberdade terá, ás 15h, apresentação da orquestra Sanfônica com espetáculo inédito que reúne canções clássicas de sucessos natalinos, traduzidos dentro de uma linguagem orquestral com o timbre tão brasileiro e interiorano da sanfona. No repertório, destacam-se sucessos do samba e da MPB como “Boas Festas”, de Assis Valente, “Estrela”, de Gilberto Gil e “Ele vinha sem muita conversa”, de Chico Buarque, entre outras, além de clássicas como “Jesus, alegria dos homens”, de Bach, e temas folclóricos pastoris. O espetáculo resgata ainda sucessos de Sivuca, Dominguinhos e Luiz Gonzaga, ao lado de músicas autorais.

Atrações que valorizam a cultura regional

Até 6/1, o Lago do Sesc Quitandinha é o lar da árvore de natal viva. Buscando referências que trouxessem uma identidade brasileira à Árvore de Natal (com 15m de altura e base de 7,70m), o Sesc Quitandinha criou um jardim vertical, em formato cônico, somente com plantas e elementos da flora brasileira, formando uma árvore de Natal Vegetal. A decoração da árvore foi complementada por bolas feitas de cipó. Durante a noite, uma iluminação especial transforma a Árvore de Natal em um belo espetáculo de contemplação.

No mesmo período, o Salão Roosevelt recebe a exposição Presépios: Um Natal Bem Brasileiro. Ela apresenta peças feitas por artistas da cultura popular, fortalecendo a criatividade e a alegria da celebração do Natal nos cantos e recantos do nosso país. Das 19h às 23h, até dia 6 de janeiro, a fachada do Sesc Quitandinha terá o mapping Luz dos Reis, um show de imagens e sons folclóricos típicos das Folias de Reis na imponente e histórica fachada do Quitandinha. Um Natal que pretende resgatar e difundir toda a multiplicidade da nossa cultura popular, rica em cores, danças e ritmos.

Já a cúpula ganhou a instalação Supernova: A Estrela dos Reis. Das 10h às 22h, a instalação artística busca recriar toda a luminosidade, efeitos e sensações do momento da explosão de luz da Estrela de Belém. Ali pertinho, no Hall Monumental, o público pode conferir a arvore de Natal A Lanterna dos Reis, feita com caixas luminosas, criando, nas silhuetas, as imagens das Folias de Reis.

Cursos e oficinas

Nos dias 22 e 23 de dezembro, uma série de cursos e oficinas estarão disponíveis gratuitamente para quem for ao Sesc Quitandinha. Enfeites Natalinos, Stop Motion Natalino, Enfeites com reaproveitamento de materiais e cartões de Natal são alguns dos cursos oferecidos. Para saber a programação completa em Petrópolis e nas outras regiões, acesse o site http://www.natalsescsenac.com.br/.

 

Foto: reprodução Sesc RJ

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).