Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Ambiente

Nova etapa da campanha de recolhimento de lixo eletrônico acontece nesta semana

Nesta sexta-feira (28), a Secretaria de Meio Ambiente faz a segunda etapa da campanha de recolhimento de lixo eletrônico na Praça Dom Pedro, de 10h até 17h. Uma barraca será montada para a coleta de celulares, computadores, câmeras digitais, notebooks e tablets, que serão destinados para uma empresa de reciclagem. A ideia é aproveitar o período de Natal para conscientizar a população da importância do desapego de produtos mais antigos, destinando de forma correta os itens eletrônicos. A iniciativa tem o apoio da Comdep e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da empresa Recicla Ambiental.

A primeira etapa foi realizada no último dia 14 de dezembro e conseguiu arrecadar cerca de 100 kg de produtos no mesmo local. A população entregou os mais variados artigos, como telefones antigos, computadores, impressoras e fones de ouvido que serão destinados para uma empresa de reciclagem. A partir do ano que vem, uma sala da Secretaria de Meio Ambiente também será destinada para receber esse tipo de material.

De acordo com um estudo realizado pela Organização Nações Unidas (ONU) em conjunto com a União Internacional das Telecomunicações, no ano passado foram gerados 44,7 milhões de toneladas desse tipo de resíduo em todo o mundo, sendo que até 2021 esse número deve crescer 17%. A ideia é que Petrópolis caminhe na contramão das estatísticas.

“O lixo eletrônico pode causar a contaminação do solo e da água. São substâncias como chumbo, mercúrio, cádmio e berílio que, ao serem descartados incorretamente, poluem a natureza”, explica o secretário de Meio Ambiente, Renato Couto.

A campanha é mais uma ação do projeto Inteligência Ambiental (IA) do setor de educação ambiental, criado pela pasta em agosto do ano passado e que tem o objetivo de conscientizar a população da importância da preservação ambiental.

Materiais eletrônicos também podem ser depositados no CERT

A população também entregar o lixo eletroeletrônico no EcoCentro que funciona no Centro de Excelência e Referência Tecnológica (Cert). O espaço recebe a doação de pilhas, baterias, computadores e impressoras. Após uma reciclagem, algumas peças são reaproveitadas em computadores da própria prefeitura ou são direcionadas para projetos sociais como o do Padre Quinha.

Quando o material não pode ser reutilizado é encaminhado para o descarte correto. O EcoPonto também recebe aparelhos celulares, notebooks, computadores em geral e câmeras fotográficas. O CERT funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30 e fica localizado na Rua Bingen, número 520.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).