Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cultura & Lazer

Um Sarau Imperial: alunos da rede municipal ainda podem assistir o espetáculo gratuitamente

Uma boa notícia para os estudantes da rede municipal que estão curtindo as férias de janeiro: até o dia 26 deste mês eles ainda podem prestigiar as apresentações do espetáculo “Um Sarau Imperial”, no Cineteatro Museu Imperial, graças à temporada incentivada pela Lei Rouanet. A iniciativa prevê a distribuição de ingressos gratuitos para as cinco apresentações que são realizadas semanalmente.

As apresentações são sempre às quintas e sextas-feiras, às 15h e às 18h30 e aos sábados às 18h30. De acordo com a responsável pela produção do Um Sarau Imperial, a empresa Xdaquestão Produções, todo aluno da rede municipal de ensino possui gratuidade, sempre acompanhado dos responsáveis legais. Estudantes adultos podem ir com acompanhante informal. Para participar é necessário realizar o agendamento antecipado via e-mail [email protected] ou WhatsApp (24) 99955-2730.

Vale salientar que a pessoa que agendar deve apresentar algum tipo de documento que comprove que o aluno faz parte da rede municipal, como carteirinha, boletim ou declaração da Secretaria de Educação.

“É uma ótima oportunidade para os alunos da rede municipal que estão de férias e podem aproveitar para conhecer esse belíssimo espetáculo acompanhado pelos pais ou responsáveis. Durante as apresentações são destacados momentos importantes da história da família imperial”, afirma a secretária de Educação, Marcia Palma.

Além dos alunos da rede pública, podem fazer uso dos ingressos gratuitos grupos de assistência social, associação de moradores, ONGs de todos os perfis, grupos de igrejas de quaisquer denominações e servidores públicos.

O “Um Sarau Imperial” é uma dramatização interativa, baseada em trechos retirados da correspondência particular da família imperial, que proporciona ao público a vivência de uma atividade de lazer no século XIX, abordando aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais daquele período.

De acordo com o produtor Maurício Araújo, da Xdaquestão Produções, a atração é embalada por modinhas imperiais cantadas por uma soprano e acompanhadas por uma pianista. “A encenação se passa no ano de 1878 e tem como personagens a princesa Isabel e suas amigas: Adelaide Taunay, Amandinha Paranaguá, Francisca Taunay e condessa de Barral”, detalha o produtor.

Maurício ainda informou que a apresentação faz uso de interatividade entre os personagens e o público como forma de suscitar comparações entre o passado e o presente, estimulando a reflexão crítica sobre as mudanças ocorridas no país. Além disso, o produtor pontuou que a apresentação tem como meta e que de fato sensibiliza os espectadores para um estilo musical e poético próprio da época.

“O público também vai poder apreciar os mais belos figurinos, baseados nos utilizados na época, bem como entrar em contato com notícias jornalísticas daquele período e com a rotina de vida da princesa Isabel em Petrópolis”, explicou Maurício.

O projeto é de criação e pesquisa do Setor de Educação do Museu Imperial, através de Regina Helena de Castro Resende, Pedagoga, especialista em Gestão Cultural e Educacional, há 20 anos no Museu Imperial. No elenco principal as atrizes Andrea Dutra, Flávia Miranda e Vania Moreira, a cantora soprano Maria Claudia Paladino e a pianista Ruth Godinho. Ainda como parte do elenco, as atrizes substitutas Andreia Virgínia, Nívea Seabra e Rosa Muller, a cantora soprano Monica Campos e a pianista Luciana Alvino.

A produção do espetáculo é da Xdaquestão Produções. O Patrocinador da primeira temporada incentivada do “Um Sarau Imperial” via Lei de Incentivo a Cultura é o Itaú. A temporada também conta com o Apoio Cultural do CNA, Empório Multimix, Fast Pizza, Fórum Faz Cultura, Ilma Cabeleireira e Shopping Sucos. Também recebe o Apoio Institucional do Ibram – Instituto Brasileiros de Museus, IMCE – Instituto Municipal de Cultura e Esporte, Museu Imperial, Prefeitura Municipal de Petrópolis, Secretaria de Educação, Sistema Brasileiro de Museus, Sociedade de Amigos Museu Imperial, Sociedade Brasileira de Museus e Turispetro.

O espetáculo “Um Sarau Imperial” é apresentado no Cineteatro Museu Imperial, localizado à Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis/ RJ. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (24) 2231-9707, do celular/ WhatsApp (24) 99955-2730, do e-mail [email protected] e na Fanpage https://www.facebook.com/umsarauimperial/.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).