Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Educação

Sala de leitura Mauá é ampliada e conta com mais de 4 mil livros

Coleção Princesa Isabel de fotografias do século XIX; Debret e o Brasil; Dez contos para canções de Chico Buarque e Onze noites em Jerusalém, de Pedro Paixão. Esses são alguns títulos que podem ser encontrados na Sala de Leitura Mauá, da Casa da Educação Visconde de Mauá. Inaugurado em 2017, o espaço foi ampliado no início desse ano com a inauguração da Sala da Leitura infantojuvenil. Atualmente o acervo conta com aproximadamente 4 mil títulos e o mais importante: a consulta e o empréstimo podem ser feitos por todos os petropolitanos.

Diariamente, a Sala de Leitura recebe a visita de aproximadamente 30 pessoas – grande parte alunos da rede municipal de Educação.

A nova sala – que já funcionou como depósito – foi pintada e ganhou uma nova cara com estantes, parede azul e uma mesa. “A Sala de Leitura é um sonho realizado e uma conquista de toda equipe da Casa da Educação que se dedica a preparar o espaço para atender os alunos sempre com muito conforto e carinho. Aproveitamos mais um espaço da Casa para ampliar a Sala de Leitura, tornando-a ainda mais aconchegante para os jovens que a frequentam. Vale salientar que também preparamos periodicamente contações de história nesse espaço e as escolas são sempre muito bem-vindas para participar desses momentos”, afirma a diretora da Casa da Educação, Catarina Maul.

Alguns títulos possuem mais de um exemplar, justamente para garantir o empréstimo para os alunos. Quem gosta dos clássicos pode aproveitar para ler “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, de Jorge Amado; “O Senhor do Mundo”, de Júlio Verne; “Lira dos 20 anos”, de Álvares de Azevedo e “Quincas Borbas”, de Machado de Assis, mas, além de títulos históricos, a Sala de Leitura tem também exemplares infantis como “Sítio do Pica Pau Amarelo”;” A busca do Cavaleiro”, Wabi Sabi e o livro sonoro do Gato de Botas.

“Há ainda o espaço da Gibiteca. Pedagogicamente todos os educadores sabem o quanto é importante para os estudantes esse contato com leituras diferenciadas. O gosto pelo conhecimento começa desde cedo e a Casa vem promovendo atividades diferenciadas que conquistam cada vez mais leitores na Casa da Educação Visconde de Mauá”, afirma a secretária de Educação, Marcia Palma.

Entre os projetos que funcionam na Biblioteca Mauá está o “Guardiões da Literatura”. O projeto consiste em estimular cada aluno inscrito no empréstimo de livros da biblioteca a ler pelo menos 20 livros ao longo do ano. Os que alcançam a meta ganham um boton e participam de uma premiação especial no final do ano.

Quem quiser se inscrever para consulta e empréstimo de livros deve levar para a inscrição identidade, comprovante de residência, email e dois contatos telefônicos. Cada livro pode ficar em posse da pessoa cadastrada por 15 dias. A Casa da Educação fica na Avenida Barão do Rio Branco, nº 03.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).