Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Educação

Pint of Science, um dos maiores eventos de divulgação científica do mundo, acontece em Petrópolis

Nos dias 20, 21 e 22 de maio, Petrópolis recebe o Pint of Science, um evento que pretende tirar a visão de que ciência é algo somente a ser debatido entre especialistas dentro de um ambiente formal ou acadêmico, reunindo a população em um bar para bater papo sobre Ciência. A programação acontece nas cervejarias Bohemia e Brew Point.

O festival começou na Inglaterra em 2012, com o objetivo de aproximar os cientistas da sociedade. Neste ano, o festival acontece em 24 países e o Brasil é o campeão, com 87 municípios. Os temas continuam diversos: vacinação, mudanças climáticas, câncer, vida em Marte, modificação genética de bebês e outros temas, tudo isso de uma forma bem descontraída e informal com o objetivo de explicar para a população como a Ciência funciona e suas novas descobertas.

Ao longo da noite, os bares funcionam normalmente e não é preciso pagar ingresso para entrar.

Confira a programação:

20 de maio, das 19h30 às 21h30

Cervejaria Bohemia – espaço Rooftop , R. Alfredo Pachá, 166 – Centro

Quando a ansiedade é patológica: efeitos na mente e corpo

Fabíola Grazinoli (UFRRJ) e Sonia Paiva (FMP/Fase): entenda o que causa a ansiedade, vícios paralelos e os reflexos desse transtorno em seu corpo e mente, bem como modos de tratamento dessa patologia, a partir de uma conversa com uma bioquímica e uma enfermeira, com doutorado em saúde mental.

Brew Point – Avenida Ayrton Senna, 179, Quitandinha

Overtraining e as patologias da estética

João Paulo Cavalcanti (UFRJ) e Renato Farjalla (Centro de Est. em Ed. Física, Esportes e lazer): atualmente não precisamos caçar ou buscar alimentos em locais perigosos. As razões para se exercitar mudaram, mas a forma de fazer o exercício físico é a mesma. Os pesquisadores estão olhando o exercício como tratamento/ prevenção de desordens metabólicas e neurodegenerativas, mas será o suficiente? Evolução humana, exercícios e comportamento alimentar serão o foco, além de ferramentas para tratar e prevenir essas desordens, em uma conversa que irá explicar como o nosso cérebro enxerga o nosso corpo.

21 de maio, das 19h30 às 21h30

Cervejaria Bohemia – espaço Rooftop , R. Alfredo Pachá, 166 – Centro

O (in)sustentável capital: meio ambiente e as empresas

Julianne Milward (UFRRJ) e Rodolfo Nicolay (UCP): as recentes tragédias ambientais tornam imprescindível refletir sobre as possibilidades de gerar riquezas e ser sustentável. É viável desenvolver a tecnosfera sem comprometer a biosfera? Qual a relação entre entre o meio ambiente e as empresas? O mercado de ações brasileiro é impactado pela consciência ambiental?

Brew Point – Avenida Ayrton Senna, 179, Quitandinha

A ciência contra as Fake News: terra plana e antivacinação

Regina Flauzino (UFF/ABRASCO) e Thiago Signorini (UFRJ): as redes sociais democratizaram a informação, permitindo que todos criem e compartilhem conteúdo, levando-nos à uma lógica de construção por vezes mais opinativa que precisa. Nessa conversa, os pesquisadores irão partir de duas Fake News científicas – do movimento pela antivacinação e dos terraplanistas – pensar sobre as consequências das Fake News para a sociedade, buscando estratégias para combater a informação falsa.

22 de maio, das 19h30 às 21h30

Cervejaria Bohemia – espaço Rooftop , R. Alfredo Pachá, 166 – Centro

Big Data e Mídia

Fabio Porto (LNCC) e João Vitor Rodrigues (PUC Rio e ESPM Rio): nessa conversa, você irá entender o que está por trás da popularidade da expressão e a centralidade do Big Data em nossas vidas. Outros pontos importantes serão a ética e Big Data na relação com o internauta, e o fato de várias empresas ainda não saberem explorar a Big Data em seus negócios.

Brew Point – Avenida Ayrton Senna, 179, Quitandinha

Internet das coisas e Cidades inteligentes

Artur Ziviane (LNCC) e Juliana Guerra (Unesa): nos últimos anos a expressão “Internet das Coisas” está ganhando espaço na mídia, mas o que está em jogo quando o assunto é internet das coisas? Como esse fenômeno impacta e impactará nossas vidas? Quais as estratégias os cidadãos devem adotar nesse mundo cada vez mais digital? Como criar lugares e se apropriar das cidades a partir do Placemaking?

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).