Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Educação

Fase promove Assembleia de Extensão Universitária nesta quinta e sexta-feira

A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) vai promover a sua 2ª Assembleia de Extensão Universitária, nos dias 23 e 24 de maio, das 15h às 18h, na quadra poliesportiva da instituição. A intenção é realizar um debate sobre os assuntos relacionados à Extensão Universitária na FMP/Fase e aprofundar o entendimento sobre seu papel e de que forma ele interage nos trabalhos que são realizados nas comunidades de Petrópolis.

Desde o ano passado, diante dos diferentes perfis de extensão que são desenvolvidos nas instituições de ensino superior, a FMP/Fase abriu um debate com a comunidade interna e com a sociedade sobre o perfil de extensão universitária que quer ter. O tema central deste ano gira em torno do questionamento: Qual é o papel da extensão na promoção de uma cultura de paz e no enfrentamento às violências?

“Em 2018, a gente discutiu a aproximação da extensão com as populações mais vulneráveis e o alinhamento da extensão com a garantia e defesa dos direitos humanos e do enfrentamento às injustiças. Este ano, a gente vai aprofundar essa discussão, mas focando no papel que a extensão tem na promoção de uma cultura de paz e enfrentamento às violências”, explica Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da FMP/Fase.

Nesta quinta (23), “O papel da Extensão na promoção de uma cultura de paz e no enfrentamento às violências” será o primeiro tema de reflexão do encontro, com a participação da filósofa Julia Casamasso Mattoso. Logo após, será realizada uma leitura dramatizada da exposição “Você não precisa se esconder”, da artista plástica Helena Morani, em exibição no Centro Cultural da instituição. Em seguida, será aberta a palavra aos participantes.

A FMP/Fase parte da premissa de que é possível buscar um modelo de desenvolvimento que seja justo, garantindo os direitos e a liberdade de todas e de todos, sempre tendo a paz como referência.

No dia 24, “A Extensão Universitária, o diálogo com o Ensino e a Pesquisa, e a formação do aluno” também será tema de uma reflexão, com a presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão Universitária das IES Particulares (FORPROEX), a educadora e pesquisadora Sonia Regina Mendes dos Santos.

“Precisamos aprofundar esse diálogo da extensão com as outras dimensões, o ensino e a pesquisa, analisando de que forma essa interação tem impacto na formação do aluno. Como é que vou formar meu aluno, futuro profissional da saúde e futuro profissional da gestão, nesse compromisso de promoção de uma cultura de paz, de enfrentamento às diferentes formas de violência?”, analisa Ricardo Tammela.

O evento é gratuito e aberto ao público. Outras informações estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).