Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Ambiente

Secretaria de Meio Ambiente promove caminhadas ecológicas guiadas

A primeira caminhada ecológica guiada oferecida pela Secretaria de Meio Ambiente acontece neste domingo (26) no Alto da Ventania, no Caxambu. O ponto de encontro dos participantes é na Praça Dom Pedro, às 8h30. Um ônibus vai levar os 35 inscritos até o início da trilha, que fica no ponto final da linha Santa Isabel. O percurso de subida é de aproximadamente quatro quilômetros, com um desnível de 500 metros e inclinação bem leve. O atrativo principal do passeio é a contemplação das paisagens da Serra do Mar, passando pelos picos do Cobiçado, Vândalos, Diabo, Tridente, até chegar no topo, em aproximadamente uma hora e meia. Cada pessoa deve levar comidas leves, como frutas e barras de cereais, água, boné e protetor solar. A previsão é de sol, com nevoeiro ao amanhecer.

Além do Alto da Ventania, o projeto vai percorrer outras quatro trilhas, sempre no último domingo de cada mês, entre maio e setembro. O objetivo é sensibilizar os petropolitanos sobre a importância de preservar a natureza. Desta forma, as caminhadas são uma oportunidade para a população conhecer e cuidar desses locais.

As caminhadas ecológicas são muito usadas como atividade de educação ambiental em diversas cidades do país. A ideia é aproveitar as belezas naturais de Petrópolis e reforçar a importância da preservação ambiental. A Secretaria de Meio Ambiente estuda a possibilidade de oferecer mais um passeio até o Alto da Ventania, devido à grande procura dos petropolitanos nesta semana.

“Muita gente ligou tentando se inscrever e as vagas já haviam terminado. Vamos tentar oferecer a caminhada no Alto da Ventania mais uma vez. A ideia é aproveitar o domingo em uma atividade que envolve saúde e consciência ambienta”, explica o secretário de Meio Ambiente, Renato Couto. Além do calendário guiado, a pasta investe em outras ações de conscientização, especialmente, nas escolas.

“Dessa forma buscamos reduzir os casos de crimes ambientais. As crianças são multiplicadoras, ou seja, levam para dentro de casa aquilo que aprendem na escola. Estamos trabalhando para que cada vez mais os jovens saibam a importância de se preservar a natureza. No domingo, a ideia é uma oferecer uma atividade diferenciada, para toda a família”, completou Renato.

O projeto também será realizado no Castelinho (30 de junho), Pedra do Cortiço (28 de julho), Caminho do Ouro (25 de agosto) e Pedra do Retiro (29 de setembro). As caminhadas ecológicas guiadas contam com o apoio da empresa Transalvini, Cruz Vermelha, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“A gente vai contar com o apoio de órgãos importantes, que também farão palestras para os participantes da caminhada. Precisamos trabalhar a educação ambiental no âmbito da comunidade, como já fazemos com as crianças dentro do Defesa Civil nas Escolas˜, destacou Anderson Campos, coordenador de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).