Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Ambiente

Circuito de caminhadas ecológicas vai percorrer o Castelinho e Pedra do Retiro

Neste último domingo (21), um grupo de 50 pessoas participou da caminhada ecológica guiada oferecida pela prefeitura na travessia Araras-Secretário. Um ônibus da Cidade das Hortênsias levou os participantes até a Estrada das Perobas, local de início da atividade. Após 3h de passeio, a turma chegou até a Cachoeira da Rocinha, ponto final da caminhada. Além de conscientizar sobre a importância da preservação da natureza, a iniciativa promove saúde e qualidade de vida.

O percurso percorrido foi de aproximadamente oito quilômetros, passando pelos pontos principais da travessia, como o colo da Maria Cumprida e o Morro da Mensagem. Para quem curte história, ainda é possível perceber em certos trechos da trilha um calçamento bem rústico feito de pedras. Quem participou dessa etapa aprovou a iniciativa.

As caminhadas ecológicas são usadas como atividade de educação ambiental em diversas cidades do país. O circuito começou em maio, pelo Alto da Ventania, no Caxambu. O Caminho do Ouro foi realizado em junho. Após a travessia Araras-Secretário, ainda serão percorridas o Castelinho e Pedra do Retiro.

“Pensamos em trilhas para que os passeios pudessem ser feitos em família. Precisamos trabalhar essa consciência ambiental desde a infância, então, também é importante o estimulo dos pais”, comenta Fred Procópio, secretário de Meio Ambiente.

Com as caminhadas, o município quer aproveitar as belezas naturais de Petrópolis e reforçar a importância da preservação ambiental. “Essa também é uma forma de trabalhar educação ambiental no âmbito da comunidade, como já fazemos com as crianças dentro do Defesa Civil nas Escolas”, destacou Anderson Campos, coordenador de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.

Promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, o circuito de caminhadas ecológicas guiadas conta com o apoio da Defesa Civil, Cruz Vermelha, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Grupo de Escoteiros 132. Os interessados em participar podem entrar no site da prefeitura para mais informações (www.petropolis.rj.gov.br) ou ligar para a Secretaria de Meio Ambiente através do 2233-8180.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).