Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Ambiente

Nova etapa da campanha de recolhimento de lixo eletrônico acontece no Centro

Nesta sexta (27) e sábado (28), a Secretaria de Meio Ambiente vai dar continuidade a campanha de recolhimento de lixo eletrônico no Centro. O ponto de coleta vai permanecer nos dois dias na Praça Dom Pedro, das 10h às 17h, recebendo o material. Na barraca, as pessoas podem deixar diversos equipamentos eletrônicos, como celulares, computadores, câmeras digitais, notebooks e tablets, que estejam obsoletos ou com algum defeito e que não sejam mais utilizados.

O objetivo do trabalho é conscientizar a população sobre o quanto esse material, caso seja descartado de forma incorreta, pode prejudicar a natureza. A Secretaria de Meio Ambiente conta com o apoio da Recicla Ambiental – empresa de reciclagem que vai receber o material – além da Comdep e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Em sete etapas realizadas, foram recolhidas mais quatro toneladas de lixo.

“Equipamentos eletrônicos podem causar a contaminação de solo e da água. É importante lembrar que esse tipo de lixo foi criado por nós, seres humanos, e que precisamos descartar de maneira correta, sem prejudicar a natureza”, explica o secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio.

De acordo com a ONU, em 2017 foram gerados 44,7 milhões de toneladas desse tipo de resíduo em todo o mundo, sendo que até 2021 esse número deve crescer 17%. O objetivo do município é andar na contramão desses números.

A campanha é mais uma ação do projeto Inteligência Ambiental (IA) do setor de educação ambiental, criado pela Secretaria de Meio Ambiente em 2017 com o objetivo de conscientizar a população da importância da preservação ambiental. Em dois anos, o IA envolveu mais de 3 mil alunos em atividades de educação ambiental variadas, como apresentação de eco filmes informativos, caminhadas ecológicas e palestras.

O projeto debate questões que atingem diretamente o dia a dia de cada pessoa. É preciso pensar no descarte do lixo, economia de água, desmatamento, preservação do patrimônio, entre outras coisas. “É muito importante que essa consciência ambiental aconteça o mais cedo possível entre os jovens”, completa Fred Procópio.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).