Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cultura & Lazer

Petropolitano é premiado no maior evento de tatuagem do mundo

A Tattoo Week é considerada a maior convenção de tatuagem e body piercing do mundo, reunindo profissionais de diversos lugares e apresentando as mais recentes tendências, desde estilos até lançamentos de produtos. No Rio de Janeiro, o evento foi realizado no Centro de Convenções SulAmérica, no qual o tatuador Raphael Pontes ficou em primeiro lugar na categoria Biomech/Orgânica.

Raphael começou a se interessar por tatuagens aos 17 anos, quando comprou uma máquina caseira de um rapaz que estudava em sua escola. Em dois meses, já estava com um kit profissional “rabiscando” os amigos. “Tive minha primeira oportunidade de trabalhar em uma pequena loja no Méier, onde fiquei por cerca de um ano e logo recebi o convite de um grande empresário da tattoo, o David Marciel, que hoje não está mais entre nós. Ele me deu condições de trabalho, máquinas e equipamentos de ponta onde pude desenvolver mais minhas técnicas. O mesmo me levou para participar de minha primeira convenção de tattoo em 2004. Logo depois recebi convites de trabalho e passei por grandes lojas do Rio, tendo trabalhado em quase todos os shoppings de lá. Nessa trajetória conheci grandes artistas dos quais são referências até hoje, e com quem aprendi muito, estando com eles ou analisando seus trabalhos”, conta Raphael. Em 2008, ganhou seu primeiro prêmio ao participar do Circuito de Convenções Carioca. “Foram 8 prêmios naquele ano e depois voltei a ganhar em 2010”, recorda.

Raphael acabou ficando afastado das tatuagens por quase dez anos, mas ao perder um amigo e grande nome da tatuagem nacional, Inácio da Glória, no ano passado, acabou voltando a se conectar com esse cenário. “Eu refleti e me dei conta do quanto é importante fazer parte de toda essa movimentação do mundo tattoo e no final do ano passado voltei a frequentar as convenções e a competir”, explica.

Depois de 10 anos sem competir, o tatuador de Petrópolis ficou em segundo lugar em uma das categorias mais difíceis que é a de fechamento, participou da Tattoo Week e trouxe para a cidade o primeiro lugar na categoria Biomech. “Nesse ano já tenho pelo menos mais duas convenções para participar e convite para outras. Agora mais do que nunca estou focado na minha carreira novamente. Já são 17 anos tatuando”, conclui Raphael.

Você pode conhecer o trabalho dele pelo Instagram @raphaelpontesrj. Seu estúdio fica na Rua Marechal Deodoro, 219 – galeria Anápolis.

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).