Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Educação

Cefet Petrópolis e Liceu Municipal se destacam no Enem 2019

O Ministério da Educação divulgou no final do último mês, os microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Em sua segunda participação no Enem, o Cefet/RJ campus Petrópolis garantiu a 3ª colocação entre todas as escolas da cidade. A instituição também ficou em 1º lugar entre as escolas públicas do município e em 6º lugar entre as instituições federais do estado do Rio de Janeiro. Já o Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio aparece na 17ª posição, sendo a segunda escola da rede pública com melhor nota entre as 20 primeiras (ficando atrás do Cefet que é uma instituição federal).

“O Liceu é a única escola que oferece ensino médio na nossa rede municipal e é nossa missão incentivar esses alunos a continuar os estudos, investir na graduação. Eles podem, tem todo o potencial para isso e os professores do Liceu são grandes incentivadores”, explica a secretária de Educação, Marcia Palma.

Os dados foram levantados pela plataforma Evolucional, com base nos microdados divulgados em 26 de junho pelo Inep sobre o Enem 2019 – desconsiderando a nota da redação – e é um importante indicador educacional.

“O nosso curso possui como característica desenvolver os conteúdos de forma crítica e contextualizada, com os alunos participando de forma ativa do processo educativo, e não um modelo pautado em um ensino preparatório para esses processos seletivos. Esse resultado reflete um processo bem mais amplo, em que é possível destacar, por exemplo, a possibilidade de participação dos alunos em programas de monitoria, além de projetos de pesquisa e extensão”, declarou Fernando Pessoa, coordenador do curso técnico em Telecomunicações integrado ao ensino médio do Cefet.

Iniciado em 2015, o curso concilia disciplinas técnicas e disciplinas do ensino médio. Foi ofertado inicialmente em quatro anos e, a partir de 2019, passou a ser oferecido em três. O Cefet/RJ campus Petrópolis conta também com quatro graduações: Bacharelado em Turismo, Engenharia de Computação, Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática. Ao concentrar ensino médio e ensino superior no mesmo ambiente, o campus Petrópolis propicia o envolvimento de discentes do ensino médio integrado em atividades acadêmicas de nível universitário, com possibilidades de bolsas de extensão, de iniciação científica e de monitoria.

Para ingressar no curso técnico em Telecomunicações integrado ao ensino médio do Cefet/RJ campus Petrópolis, é preciso passar por um processo seletivo, realizado anualmente entre setembro e dezembro, cujas provas para a classificação abrangem as áreas de conhecimento da base nacional comum dos currículos do ensino fundamental.

Em Petrópolis, são oferecidas 36 vagas por ano, sendo 18 para ampla concorrência e 18 destinadas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas, conforme a Lei nº 12.711/124.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).