Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
CidadeHistória

[Fotografias] Paisagens de Petrópolis no século XIX – parte II

A segunda parte da exposição on-line “Paisagem”, disponível na plataforma Google Arts & Culture, pelo Museu Imperial/Ibram/Ministério do Turismo, foca no prédio do Palácio Imperial, com mais imagens do século XIX que é possível conferir abaixo.

O Palácio Imperial de Petrópolis foi uma das residências da família imperial brasileira. Construído entre 1845 e 1862, com recursos oriundos da dotação pessoal do imperador d. Pedro II, o prédio teve o projeto original elaborado pelo superintendente da Fazenda Imperial, major Julius Friedrich Koeler, e, após o seu falecimento, foi modificado por Cristóforo Bonini, João Cândido Guilhobel e José Maria Jacinto Rabelo, com a colaboração de Manuel Araújo Porto Alegre, o complexo foi, ainda, enriquecido com o jardim planejado e executado por Jean-Baptiste Binot.

Suas prolongadas temporadas em Petrópolis criaram uma atmosfera favorável para a prática de veraneio ou vilegiatura como se dizia à época, iniciada pelo próprio monarca e pela aristocracia do Império. O palácio passa a fazer parte da paisagem petropolitana, de forma tão constante e presente, que se torna difícil não incluí-lo nos registros visuais da cidade.

Com a proclamação da República e o consequente banimento da família imperial, o prédio foi ocupado por dois educandários, o Notre Dame de Sion (1893-1908) e o São Vicente de Paula (1909-1940). E desde 29 de março de 1940, abriga o Museu Imperial.


Mais em: [Você sabia?] O prédio do Museu Imperial já funcionou como escola


 

[1857 – 1858] Palácio Imperial de Petrópolis / Crédito: Friedrich Hagedorn
1867 – A imagem retrata a área de serviços da residência do imperador, com o tanque das bestas, cocheiras e abrigos para os funcionários, no local onde hoje é ocupado pelo casario da Rua d. Pedro / Crédito: George Leuzinger
[1860 – 1861] – Em primeiro plano, a Rua Paulo Barbosa; ao fundo, o Palácio Imperial e à direita, o Quartal dos Semanários, hoje Palácio Grão Pará, ainda em construção / Crédito: Jean Victor Frond (Photo); Eugène Cicéri (litho.)
1867 – Palácio Imperial / Crédito: George Leuzinger
1874 – A imagem retrata, em primeiro plano, o jardim em área hoje ocupada pela Praça dos Expedicionários. Exemplar em visão noturna / Crédito: Revert Henrique Klumb
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).