Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Ambiente

Incêndio florestal em Araras destrói mais de 10 mil metros quadrados

Nesta terça-feira (28), equipes combateram um incêndio florestal de grandes proporções em Araras. A força tarefa, comandada pelo Corpo de Bombeiros, contou com 72 homens, 19 viaturas e uma aeronave. Mais de 10 mil m² – o equivalente a 10 campos de futebol – já foram consumidos pelo fogo, que começou na madrugada da última segunda (27). O responsável pela queimada foi identificado e preso ontem por policiais civis da 106ª DP de Itaipava. Ele havia incendiado o próprio carro para conseguir receber dinheiro do seguro, mas as chamas se alastraram e atingiram a reserva biológica de Araras.

Pico do Cobiçado / Crédito: Gabriel Malosto

As equipes foram divididas entre as áreas do Cobiçado, na entrada do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, da Reserva de Biológica de Araras e do Vale das Videiras. A aeronave do Corpo de Bombeiros é usada para deixar os homens na área de mata e fazer o lançamento de água em pontos estratégicos da região. Por terra, as viaturas seguem trilhas para efetuar o combate.

“Eram cinco anos sem um incêndio dessa proporção na Rebio-Araras. As chamas começaram na beira da estrada, em uma zona de amortecimento, chegando até a área da reserva”, explica a chefe da Reserva de Biológica de Araras, Isabela Bernardes. “Ontem eram 10 mil m² de área queimada, a nossa estimativa é que nesse número suba para 15 mil metros hoje”, conta o comandante do 15º GBM.

De acordo com os militares, nos últimos dois meses, foram registrados 120 incêndios florestais em Petrópolis. No ano passado, entre abril e setembro, foram 196 casos. “Segundo nossas estatísticas, 98% das queimadas na cidade são causadas pelo homem, ou seja, são situações que podem e devem ser evitadas”, disse Gil Kempers.

Além do Corpo de Bombeiros, participam da operação equipes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias, Guarda Civil, através do Grupamento de Proteção Ambiental, INEA, ICMBio e IBAMA.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).