Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Aplicativo Minha Saúde, desenvolvido em parceria com LNCC, é usado em mais de 400 cidades no combate à Covid-19

O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) é parceiro no desenvolvimento do “Minha Saúde”, um aplicativo para celular gratuito que ajuda a autoavaliação da população em casos de Covid-19, permitindo ainda, integração e acesso aos serviços de saúde locais.

Presente em todos os estados do Brasil, a ferramenta está sendo recomendada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e foi desenvolvida pela GovTechLemobs, incubada na Coppe/UFRJ, junto com a HealthTechProntLife.

A parceria com o LNCC, coordenada pela pesquisadora Miriam Chaves, é responsável pelas visualizações de dados e modelos de inteligência epidemiológica aplicada a sinais clínicos para criar estratégias de prevenção, proteção e possível atenção das pessoas com suspeita de Covid. A proposta é contribuir com a análise de cenários e melhor utilização do aplicativo às políticas públicas do município. Somente na região serrana, principalmente em Teresópolis, cerca de 15 mil pessoas utilizam o aplicativo toda semana e isso fornece base de pesquisas para entender a evolução da doença, o perfil dos sintomáticos, quem necessita ter prioridade nos testes e atendimentos.


Mais em: Força tarefa envolvendo o LNCC e outras instituições realiza maior estudo de vigilância genômica da Covid-19


Até o dia 29 de julho, o aplicativo já havia sido baixado em 403 cidades e este número vem crescendo de maneira espontânea, resultado de constantes evoluções e facilidade no uso. Com o App, o cidadão tem em suas mãos, de forma gratuita, suas principais informações de saúde para quando mais precisar, além de obter a indicação de canais de comunicação com os serviços de saúde do município (telefones de emergência, WhatsApp, localização em mapas das unidades de saúde e notícias da pandemia).

O módulo “Autoavaliação Coronavírus” é o recurso mais utilizado e permite o monitoramento diário de sintomas, registro da temperatura e pressão, indicação de resultados e agendamento de testes da Covid-19. Além disso, a ferramenta integra diversos dados de saúde em um só lugar, como doenças pré-existentes, alergias, tipo sanguíneo, histórico de pressão e temperatura, dados e fotos de identificação pessoal, cartão nacional do SUS e carteirinha de vacinação. Isso permitirá o uso do aplicativo em outras políticas públicas no pós-pandemia como, por exemplo, acompanhamentos de doentes crônicos com hipertensão e diabetes, de mulheres com gravidez de alto risco, dentre outras.

Em Teresópolis, o aplicativo está sendo usado para identificar casos suspeitos de Covid em funcionários nos estabelecimentos autorizados a retomarem suas atividades. A prefeitura, por decreto, proíbe a entrada de pessoas que não apresentarem a autodeclaração diária preenchida pelo aplicativo “Minha Saúde”. Os empresários preenchem o formulário de emissão do “Alvará de Combate à Covid-19”, a partir da autodeclaração dos funcionários e devem afixá-lo nas entradas do estabelecimento.

Em Juazeiro do Norte (CE), também por decreto, a prefeitura indica que empresários e comerciantes devem fazer a “Autoavaliação Coronavírus” pelo “Minha Saúde” e recomenda que as empresas realizem atendimentos somente para consumidores que estejam com a autoavaliação atualizada, no aplicativo. Empresas e municípios que realizam a adesão recebem acesso a painéis de gestão e podem disponibilizar para a população o agendamento online de testes de Covid-19, atendimentos, consultas e exames. É importante ressaltar que os dados são anonimizados, ou seja, não identificam as pessoas e somente a autoridade de saúde local poderá ter acesso a informação, quando consentido pelo cidadão.

Mais informações: https://www.appminhasaude.com.br
Baixe na Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.prontlife.saude.minha
Baixe na AppStore: https://apps.apple.com/us/app/appminhasaúde/id1506066737?ls=1

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).