Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
CidadeHistória

[História] Igreja do Sagrado Coração de Jesus

Inaugurada em setembro de 1874, a construção do Sagrado Coração de Jesus começou em 1872 com a participação dos imigrantes alemães. Segundo informações do site franciscanos.org, a história da igreja tem sua origem intimamente ligada à própria história de Petrópolis, quando em 1837 chegaram os primeiros imigrantes alemães, seguidos depois por outras levas de colonos a partir de 1845.

“O Major Koeler, nomeado diretor da nascente colônia, iniciou a construção do Palácio Imperial, em torno do qual se agrupavam as construções coloniais. Até 1846, a colônia era dependente de São José do Rio Preto no atendimento religioso. Quanto aos colonos evangélicos, que constituíam um terço da colônia, o governo providenciara que não lhes faltasse pastor de língua alemã, já os católicos ficaram sob a jurisdição do vigário da Paróquia de São Pedro de Alcântara. Embora considerados brasileiros, todos falavam o alemão, de modo que se tornava difícil serem compreendidos por um sacerdote que não lhes soubesse falar em sua língua materna. Esta situação perdurou por uns 20 anos, quando, a convite, aqui chegou o padre Theodoro Esch, que logo fundou uma escola para as crianças, filhas dos colonos, e uma sociedade de canto. Surgia cada vez mais forte a ideia da construção de uma igreja própria, para a comunidade alemã. Depois de muitas negociações e da interferência do Imperador, o município decidiu conceder o terreno ocupado pelo cemitério municipal para a edificação da igreja. O projeto foi elaborado por Schimitz e o construtor Carlos Kling foi encarregado das obras. A colônia toda fez donativos para a construção e em menos de dois anos estava edificada a Capela da Comunidade católica alemã, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus”, contou Frei Augusto Koenig, no ano de 1989, por ocasião 115 anos da paróquia.

O Sagrado foi inaugurado no dia 8 de setembro de 1874 e posteriormente veio a sofrer diversas reformas e ampliações. “Em 1888, o padre Esch voltava para a Alemanha e o Monsenhor João Batista Guidi dava então assistência à Capela, nos finais de semana. Com a chegada dos religiosos franciscanos ao Brasil, vindos da Alemanha para a ‘Restauração’ das Províncias Franciscanas, Mons. Guidi vislumbrou a possibilidade de esses religiosos assumirem os cuidados pastorais da Capela do Sagrado Coração de Jesus. Os Franciscanos aceitaram em 1896. A partir desse tempo foi construído o convento, fundada uma escola – hoje Escola gratuita São José – para os meninos carentes e uma tipografia – Editora Vozes. Tornou-se sede paroquial somente em 1946”, completou o Frei Augusto Koenig na ocasião.

Foi assim que a Igreja do Sagrado Coração de Jesus passou a fazer parte da história franciscana e da história pastoral de Petrópolis.


Mais em: Cinco curiosidades sobre a Catedral de Petrópolis

[História] Igreja Nossa Senhora do Rosário


Fontes: Visite Petrópolis, Franciscanos.org

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).