Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Coluna Literária

[Coluna literária] Livros da Agatha Christie disponíveis na biblioteca municipal

Durante a pandemia, a Biblioteca Municipal Gabriela Mistral continua realizando atendimentos apenas para empréstimo e devolução de livros. Como os usuários devem possuir cadastro e precisam levar o nome do autor e/ou da obra que desejam pegar, uma vez que o acesso ao acervo está proibido, resolvemos facilitar a vida do leitor e sugerir alguns ótimos títulos da rainha do crime que estão disponíveis no acervo.

Confira algumas dicas:

Os crimes ABC

Sinopse: Já aposentado, Hercule Poirot aceita o desafio de desvendar um assassinato cometido por um criminoso que se anuncia com cartas anônimas cheias de menosprezo. O assassino deixa junto de suas vítimas um guia ferroviário. Talvez seja um maníaco por estradas de ferro. Poirot persegue de pista em pista, de letra em letra, o rastro sempre alfabético do inimigo.

Morte no Nilo

Sinopse: Bela, rica e inteligente, a jovem herdeira Linnet Ridgeway parece conseguir tudo o que quer. No entanto, quando rouba o noivo de sua melhor amiga e se casa com ele sem pensar duas vezes, talvez Linnet esteja indo longe demais. Em sua viagem de lua de mel num cruzeiro pelo rio Nilo, no Egito, o casal apaixonado se depara com uma série de antagonistas interessados em sua fortuna e em provocar sua infelicidade. Então Linnet é encontrada morta, com um tiro na cabeça. O detetive Hercule Poirot, que por acaso também estava no navio, entra em ação para tentar montar mais esse quebra-cabeça.

O mistério dos sete relógios

Sinopse: Durante uma temporada na distinta mansão Chimneys, um grupo de jovens espirituosos decide dar uma lição ao incorrigível Gerry Wade. Eles compram oito despertadores e os escondem em seu quarto, para que Wade finalmente acorde no horário certo. Mas a brincadeira toma um rumo sombrio quando ele é encontrado morto na cama, vítima de uma aparente overdose.

No entanto, todos se surpreendem quando percebem que apenas sete dos oito relógios estão no local do crime. Uma carta escrita por Wade para sua meia-irmã talvez contenha uma possível pista, envolvendo uma sociedade secreta ligada à máfia. Será que há algum tipo de conspiração internacional por trás da morte do rapaz? Há o risco dessa organização criminosa fazer ainda mais vítimas? É o que Lady Eileen Brent e seus amigos tentarão evitar, desvendando esse mistério com o auxílio do superintendente Battle.

O misterioso caso de Styles

Sinopse: O primeiro e um dos mais famosos mistérios solucionados por Hercule Poirot, o caso Styles começa quando uma aristocrata inglesa morre trancada em seu quarto, vítima de um aparente ataque cardíaco. A coisa ficaria por aí, não fosse a suspeita de envenenamento levantada pelo médico da família.

O caso dos dez negrinhos 

 

(atualmente a história se chama “E não sobrou nenhum”)

Sinopse: Dez pessoas são convidadas pelo misterioso U.N. Owen para passar alguns dias numa ilha perto de uma aldeia pouco movimentada. Os convidados aceitam o convite e de igual maneira embarcam num barco local para a ilha. Na primeira noite, quando todos já se conheciam razoavelmente bem e conviviam animadamente na sala, ouve-se uma voz vinda das paredes da sala, acusando cada um dos dez presentes de ter cometido um crime, crime esse que apesar de ser despropositado ou inevitável, levou à morte de outras pessoas. O pânico instala-se e mortes inexplicáveis se sucedem, tendo por única pista uma trova infantil.

Convite para um homicídio

Sinopse: Certa manhã, no jornal local Gazette, um estranho anúncio pode ser lido: “Convida-se para um homicídio, a ter lugar sexta-feira, 29 de outubro, em Little Paddocks, às 18h30. Espera-se a presença de todos os amigos da família; não haverá outra convocação.” Nenhum dos moradores da casa entende o que está acontecendo e muitos amigos da família resolvem aparecer na hora marcada, imaginando que lá haverá uma festa temática ou algo desse tipo. Exatamente no horário marcado no anúncio, todas as luzes de Little Paddocks se apagam e um homicídio acontece. O mistério é investigado pela polícia, com a ajuda da simpática Miss Marple, que desconfia de tudo e de todos. A situação piora quando é descoberta a existência de muitas pessoas ligadas à dona da casa, Letty Blacklock, e que poderiam desejar a morte da mesma.

Noite sem fim

Sinopse: A crescente atração de Michael Rogers por Fenella Goodman e a narrativa desse amor e de seu infeliz destino constituem o ponto de partida deste drama, que culmina na revelação de um crime monstruoso. Michael Rogers é um jovem que gosta de viver o momento e não tem por hábito fazer planos para o futuro. Não tem nem quer um emprego fixo, pois quer sentir-se livre para aproveitar a vida. Numa dada altura da sua vida apaixona-se simultaneamente por uma mulher e um lugar. Ela é Ellie Guteman, uma americana, herdeira de uma grande fortuna e o lugar é “Campo de Ciganos”, onde constroem uma belíssima casa para onde vão viver depois de casar. Só depois descobrem que “Campo de Ciganos” é um lugar amaldiçoado e uma velha cigana faz previsões terríveis para o futuro de Ellie, caso ela continue a viver naquele lugar. Tragicamente Ellie acaba mesmo por morrer num acidente de cavalo, ela que era uma óptima amazona. será que a sua morte foi mesmo um acidente?

Os quatro grandes

Sinopse: Poirot está se preparando para sua primeira travessia transatlântica. O destino? A América Latina, mais precisamente o Rio. Mas pouco antes de embarcar, um homem invade a casa do investigador. O intruso se comporta como um louco, chamando por Poirot, rabiscando febrilmente o número 4 e balbuciando palavras desconexas. Até que, como num transe, começa a falar sobre os Quatro Grandes. Mas quem são eles? Uma organização clandestina? Hercule Poirot se vê em meio a uma intriga internacional, que envolve armas secretas, sequestros, laboratórios subterrâneos e fugas de tirar o fôlego.

O assassinato de Roger Ackroyd

Sinopse: Em uma noite de setembro, o milionário Roger Ackroyd é encontrado morto, esfaqueado com uma adaga tunisiana – objeto raro de sua coleção particular – no quarto da mansão Fernly Park na pacata vila de King’s Abbott. A morte do fidalgo industrial é a terceira de uma misteriosa sequência de crimes, iniciada com a de Ashley Ferrars, que pode ter sido causada ou por uma ingestão acidental de soníferos ou envenenamento articulado por sua esposa – esta, aliás, completa a sequência de mortes, num provável suicídio.

Os três crimes em série chamam a atenção da velha Caroline Sheppard, irmã do dr. Sheppard, médico da cidade e narrador da história. Suspeitando de que haja uma relação entre as mortes, dada a proximidade de miss Ferrars com o também viúvo Roger Ackroyd, Caroline pede a ajuda do então aposentado detetive belga Hercule Poirot, que passava suas merecidas férias na vila.


Mais em: [Coluna literária] Dicas de romances fofos e clichês


Há muitos outros títulos não só da autora como também de outros escritores que podem ser consultados neste link. O funcionamento da biblioteca está sendo realizado às terças, quartas e quintas-feiras, de 10h às 16h. A renovação do empréstimo pode ser feita pelo telefone (24) 2233-1228, de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h.

A Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral fica no Centro de Cultura, na Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro.

*As sinopses e capas são do site Skoob

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).