Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Ambiente

Defesa Civil faz vistoria técnica em área atingida por incêndio na Posse

Nesta terça-feira (20), a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias – SDCAV esteve no distrito da Posse para vistoriar a área devastada por um incêndio em vegetação no Morro do Xingu (como é conhecido o local), que fica à margem da Estrada União e Indústria. O incêndio, que teve início no fim da tarde de segunda-feira (19), se aproximou de residências, antes de ser combatido pelas equipes do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros.


Mais em: Defesa Civil elabora cartilha de incêndios florestais


“A gente percebe o risco que esse incêndio ofereceu às pessoas que moram neste trecho e à propriedade dessas famílias. Além disso, esse tipo de devastação tira a proteção de vegetação do solo, o que aumenta os riscos de erosão e deslizamentos no futuro”, ressaltou o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, Gil Kempers.

A equipe dos militares do Corpo de Bombeiros foi acionada por volta das 17h50. Segundo o Corpo de Bombeiros, por volta das 21h50 o fogo já havia sido controlado. Os militares atuaram com o apoio de agentes da Defesa Civil. Além da Posse, as regiões de Itaipava, Pedro do Rio e Cascatinha possuem no momento risco muito alto para incêndios. “É preciso destacar que o hábito de atear fogo para limpar terreno, queimar lixo, pode acabar saindo do controle e provocar incêndios como este no Xingu. Também cabe ressaltar que incêndios provocados em áreas de vegetação são crimes ambientais, o mesmo vale para a prática de soltar balões”, lembrou o secretário.

A Secretaria de Meio Ambiente informa que queimada é infração prevista no Código de Posturas do município passível de multa. As denúncias podem ser feitas à Coordenadoria de Fiscalização pelos telefones 2246-9042 / 2246-9043.

Além disso, os petropolitanos também contam com a Linha Verde, que é um canal de denúncias sobre crimes ambientais. O anonimato é garantido: 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253-1177 (capital). Também é possível baixar o aplicativo “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por ele, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar ainda através da página do Linha Verde no Facebook ou pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br).

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).