Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Turismo

Ocupação hoteleira registra aumento em “destinos de inverno” nos fins de semana

O inverno chegou e a busca por destinos mais frios aumentou no Rio de Janeiro. Prova disso é o aumento da ocupação hoteleira nestes destinos nos fins de semana de julho, de acordo com levantamento da Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ).

Segundo os dados, a ocupação hoteleira neste período chegou a 75% em municípios como Petrópolis, na região turística de Serra Verde Imperial, e Conservatória, distrito de Valença, no Vale do Café. Outras cidades também se destacaram, como, por exemplo, Vassouras, na região turística Vale do Café, que registrou 70%; Itatiaia, em Agulhas Negras, com 55%; e Teresópolis e Nova Friburgo, na Serra Verde Imperial, que marcaram, respectivamente, 50% e 37,5% de ocupação. Além disso, houve um aumento na média geral, que estava na casa dos 35% em junho e passou para 60,4% em julho.

Para a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), os números só reforçam que a busca pelo interior do Estado é tendência, uma vez que, durante o cenário de pandemia, os registros de aumento na ocupação hoteleira têm sido frequentes. Com a restrição de viagens, os turistas têm procurado destinos próximos, que sigam os protocolos do Turismo Consciente RJ.

O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, destaca o trabalho que vem sendo realizado pela Setur-RJ, de apoio e auxílio aos municípios, para prepará-los para o cenário da retomada gradual das atividades do setor. “Estamos trabalhando para fortalecer o interior do Estado como destino turístico, preparando os municípios por meio de capacitações e com diálogo direto, para entender e saber suas demandas. Nosso foco é preparar o Estado para a retomada e ver municípios como Petrópolis chegando a 75% de ocupação hoteleira é a certeza de que estamos no caminho certo. Estamos alinhando, junto com as secretarias municipais, um trabalho de conscientização dos protocolos de segurança e acreditamos que o Rio está preparado para receber os turistas com a garantia de cumprimento dos protocolos sanitários”, diz.

Crédito: divulgação Maffagio

Temperaturas batem 2°C e Petrópolis aquece com Festival de Fondue

Com temperaturas que chegaram a 2°C esta semana, o inverno vai continuar com temperaturas na faixa dos 6°C e, na serra fluminense, Petrópolis oferece uma série de opções para o visitante como o Festival de Fondue, entrando na reta final. São 37 restaurantes oferecendo fondues, caldos, racletes e cremes até o dia 31. É um programa gastronômico que casa bem com todas as outras opções de entretenimento na cidade. Iniciado dia 09, o festival acontece com apoio da Prefeitura de Petrópolis e TurisPetro.

A rede hoteleira – trabalhando com 70% de sua capacidade segundo as regras sanitárias vigentes – está praticamente lotada em todos os finais de semana e o movimento na cidade, que já aumentou 30%, promete ser ainda mais expressivo até o final do mês, na previsão de lojistas, donos de restaurantes e hoteleiros.

Mas, em Petrópolis e seus distritos mais quentinhos como Itaipava e Posse, o turista se beneficia de duas temperaturas em 24 horas. Ao longo do dia, termômetros chegam a 20° em algumas regiões, o sol brilha todo o tempo e é ideal para passeios em meio à natureza como no Brejal e Bonfim onde há roteiros de turismo ecológico e de aventuras, passeios de jipe e incursões nas produções rurais, sobretudo as orgânicas.

E, à noite, temperaturas caindo, a rede hoteleira e restaurantes tem aquele aconchego com lareiras e cardápios especiais.  Sem contar nas cervejas artesanais da cidade que harmonizam com os pratos ou um tradicional vinho.

Guido Varella, da agência de turismo receptivo Terra Brasilis, recomenda que as reservas na rede hoteleira e na programação de passeios sejam feitos com pelo menos 10 dias de antecedência. “A procura está acelerada e muita gente aproveita regiões como Taquaril, Secretário e Posse para os passeios de todos os tipos, principalmente quem já fez os roteiros históricos tradicionais e quer diversificar”, indica.

Luciano Guimarães, do Luka’s, com dois restaurantes participando do festival, lançou pela primeira vez o fondue de queijo, que fez tanto sucesso que deve ficar no cardápio dos restaurantes. “A gastronomia está aquecida e é prazeroso ter novidades para oferecer, participar do festival e impulsionar o turismo”, afirma.

O Majórica, em Petrópolis e o Mayorca, em Itaipava, têm recebido muitos pedidos de reserva para os cardápios do festival de fondue. “E quem já experimentou tem elogiado bastante, o que é uma satisfação para a gente”, afirma Ângela Brum Rodrigues, proprietária. O Majórica, no Centro Histórico está oferecendo caldos, cremes e fondue e o Mayorca, em Itaipava, se dedicou aos caldos e cremes.

Um movimento acima do esperado também é verificado na Katz Chocolates. “É um somatório de coisas positivas com inverno, o festival e as pessoas se sentindo seguras em Petrópolis com normas de segurança sendo seguidas. Isto tudo está estimulando um excelente movimento”, afirma Luciana Montesso, administradora do estabelecimento que oferece um fondue de chocolate dos deuses.

Petrópolis está ao lado de outras cidades serranas do país indicadas como melhores destinos de inverno pelo Ministério do Turismo pela variedade de atrações que oferece para todos os perfis. “O Festival de Fondue é um bom indutor do turismo da mesma forma que se abastece de visitantes que vêm em busca de toda a eclética programação. É uma soma em que todos ganham”, considera o presidente do PC&VB, Fabiano Barros.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).