Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cultura & Lazer

Consulado do Japão e município definem planejamento para o Bunka-Sai

Em reunião realizada nesta semana, o prefeito interino Hingo Hammes e o cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba, definiram ações para a realização da 12ª edição do Bunka-Sai, evento que homenageia a colônia japonesa em Petrópolis. A festa será realizada pela Associação Nikkei de Petrópolis com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e do Instituto Municipal de Cultura (IMC). As atrações culturais serão realizadas no dia 21 de agosto, no formato on-line, com transmissão pelas redes sociais.


Mais em: Cerejeiras são catalogadas por regiões através de mapa digital no site da Turispetro


A relação de Petrópolis com o Japão é um marco na história da imigração nikkei. A cidade foi a primeira do país a receber uma representação diplomática japonesa, em 1897. Esse primeiro contato deu origem, 11 anos mais tarde, à imigração japonesa no Brasil, que completa 113 anos em 2021.

Participaram também do encontro a vice-cônsul Keiko Kikuchi, o secretário de Turismo, Samir El Ghaoui, o presidente do IMC, Charles Rossi, o presidente da Associação Nikkei de Petrópolis, Kiyoshi Ami, além de diretores das secretarias envolvidas na realização do evento e da própria entidade que representa a colônia japonesa em Petrópolis.

“Através dessa parceria com a Associação Nikkei de Petrópolis, vamos montar uma programação rápida, mas que permita que as pessoas interajam e conheçam, na prática, um pouco mais sobre as tradições orientais”, destaca o presidente do IMC, Charles Rossi. Segundo ele, a proposta é reunir música, arte e culinária, com apresentações de taikô e bon odori, tecnicas como o kirigame e o origami, artes marciais como o aikido e o judô, entre outras atrações.

Em seguida, a Prefeitura realizará um festival gastronômico temático, o Bunka-Sai Gastronômico, que acontecerá entre os dias 25 e 29 de agosto, em estabelecimentos convidados, que oferecerão as delícias da culinária japonesa de forma presencial e por delivery.

“O festival certamente vai movimentar o circuito gastronômico da cidade, sendo mais uma ação do governo no sentido de fomentar a cadeia produtiva do turismo. A expectativa é muito positiva para este evento”, finaliza o secretário de Turismo, Samir El Ghaoui.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).