Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Ambiente

Defesa Civil emite alerta para maior risco de incêndio em vegetação devido à queda na umidade relativa do ar

Nesta semana, a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias emitiu um alerta de baixa umidade relativa do ar para os próximos dias. A previsão é que até a próxima quarta-feira (11), o índice da umidade relativa do ar varie entre 30% e 40% no período da tarde. Nessas condições são elevados os riscos de ocorrências de incêndios florestais, o que deixa as equipes da Defesa Civil de prontidão para atendimentos a chamados pela cidade. As rondas preventivas estão entre os mecanismos adotados pela secretaria para agilizar a identificação dos focos de incêndio.

As rondas preventivas passaram a ser uma rotina na Defesa Civil e nos dias em que a previsão é de baixa umidade, são fundamentais para a prevenção de incêndio. Diariamente, pela manhã e fim da tarde, os agentes percorrem os pontos de maior incidência de fogo em vegetação. “Estamos em período de seca  e nesses dias, os riscos de incêndio em vegetação são maiores. Em dias de baixa umidade do ar, as ocorrência  podem tomar grandes proporções, oferecendo maiores riscos para a população, além da degradação da nossa flora e fauna”, destacou o secretário de Defesa Civil, o tenente coronel Gil Kempers.

De acordo com o setor de meteorologia da Defesa Civil, para os próximos dias, um sistema de alta pressão permanecerá influenciando as condições de tempo no município de Petrópolis, com céu parcialmente nublado a com poucas nuvens. Sem previsão de chuva, a baixa umidade relativa do ar, afeta a cidade principalmente no período da tarde.

Com ventos de intensidade fraca a moderada, a temperatura mínima prevista entre segunda (9) e quarta (11), é  de 13°C e máxima de 25°C. A umidade relativa do ar variará entre 35% e 90%. A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199.

Canais de denúncia

A Secretaria de Meio Ambiente informa que queimada é infração prevista no Código de Posturas do município passível de multa. As denúncias podem ser feitas à Coordenadoria de Fiscalização pelos telefones 2246-9042 / 2246-9043.

Além disso, os petropolitanos também contam com a Linha Verde, que é um canal de denúncias sobre crimes ambientais. O anonimato é garantido: 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253-1177 (capital). Também é possível baixar o aplicativo “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por ele, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar ainda através da página do Linha Verde no Facebook ou pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br).

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).