Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Ambiente

Coleta seletiva é ampliada para ruas do Centro

O município anunciou mais uma ampliação no serviço de coleta seletiva que funciona na cidade. Com o intuito de facilitar o acesso de moradores e comerciantes do Centro Histórico, um caminhão da Comdep, com uma equipe, recebe os recicláveis na Rua Irmãos D’Ângelo, de segunda a sexta-feira. Os funcionários ficam no local das 18h às 19h30h. Nesse período, moradores e comerciantes podem levar os recicláveis até o caminhão ou solicitar que o coletor vá até sua residência ou estabelecimento para fazer o recolhimento. Após este horário, de acordo com o presidente da Comdep, Leonardo Fernandes, o veículo percorre toda a Rua do Imperador e 16 de Março, recolhendo os recicláveis que não foram levados pelos catadores avulsos, como restos de papelão.

“Estamos trabalhando para ampliar a coleta seletiva, de forma que o serviço chegue a toda a cidade. A coleta seletiva gera recursos para dezenas de famílias e gera benefícios diretos para a população”, lembra o prefeito Hingo Hammes, destacando que moradores de comunidades ainda não incluídas nas rotas podem solicitar a coleta através do telefone (24) 2235-8437 para agendamento.

“Nossa intenção é seguir avançando e, inclusive, técnicos da Comdep já iniciaram os estudos para levar o serviço para as comunidades de Corrêas. Em pouco mais de um mês, expandimos o serviço para Araras, Vale das Videiras e Brejal, na Posse”, frisa o presidente da companhia, Leonardo Fernandes.

Mensalmente, uma média de 63 toneladas de recicláveis são recolhidos. A Comdep fica com cerca de 30% desse material, gerando recursos para reinvestimento e ampliação do programa, enquanto os outros 70% são distribuídos entre oito cooperativas, que envolvem cerca de 50 famílias.  Posteriormente, os resíduos são encaminhados para empresas que fazem o beneficiamento.

Além da coleta seletiva feita de porta em porta, Petrópolis conta ainda com quatro ecopontos. Eles estão localizados na Rua General Rondon, em frente a Comdep; na Rua Mosela; Parque Municipal de Petrópolis, em Itaipava e Araras, na Estrada Bernardo Coutinho, 30 e 35.

Atualmente, o serviço de coleta de recicláveis funciona de segunda a sexta-feira e atende 18 regiões:

Segunda-feira – Bingen, Vila Militar e Brejal.

Terça-feira – Mosela, Bataillard, Moinho Preto, Pedras Brancas e Campo do Serrano.

Quarta-feira – Valparaíso (todas as ruas e servidões)

Quinta-feira – Morin (todas as ruas e servidões), Araras e Vale das Videiras

Sexta-feira – Alto da Serra, Sargento Boening, Vila Felipe, Chácara Flora, Alto Tamancoldi e Dom João Braga.

O que pode ser recolhido pela equipe de coleta seletiva? 

PAPEL: Jornais e revistas, caixas em geral (ondulado), aparas de papel, envelopes, cartazes velhos, caixa de pizza, cartolinas e papel cartão, embalagens longa vida tipo Tetrapak.

VIDROS: Potes de conservas, embalagens, frascos de remédios vazios, copos, cacos dos produtos citados, vidros especiais (tampa de forno e micro-ondas), garrafas.

PLÁSTICO: Copos, garrafas, sacos/sacolas, frascos de produtos, embalagens pet (refrigerantes, óleo, vinagre), canos e tubos de PVC, caneta (sem a tinta), tampas, potes plásticos, embalagens de produto de limpeza.

METAL: Tampinhas de garrafas, latas, enlatados, panelas sem cabo, ferragens, arames, chapas, canos, pregos, cobre, embalagem de marmitex, papel alumínio limpo, embalagens de aerossóis.

COMO FAZER A COLETA SELETIVA

SEPARAÇÃO DO LIXO:

Saber como separar o lixo corretamente é o primeiro passo para a destinação adequada dos resíduos. Faça toda a separação do material reciclável gerado em sua residência, condomínio ou empresa.

LIMPEZA DO RECICLÁVEL:

Tente retirar o máximo de resíduo sem utilizar água, mas caso não haja opção e você tenha que lavar, prefira água reaproveitada, como a da louça, por exemplo.

ARMAZENAMENTO:

Com o material reciclável limpo e separado, basta depositá-lo em um local estratégico e diferente de onde se deposita o lixo comum, para que seja fácil o recolhimento. Vale lembrar que fica muito mais prático colocar o lixo reciclável em um saco plástico transparente, tanto para quem recolhe quanto para quem faz a separação.

Apesar de não ter coleta seletiva em todos os bairros, muita gente já faz a separação do lixo reciclável e faz a entrega nos ecopontos, atitude que pode ser tomada por qualquer cidadão comprometido com o meio ambiente. A importância da reciclagem é tanto pela diminuição de materiais em descarte inadequado, diminuição de poluentes, quanto para o estímulo de pessoas mais sensibilizadas em prol do meio ambiente

Vale lembrar que o município continua entregando os sacos transparentes em todos os bairros e localidades onde já há coleta seletiva, nas residências de quem solicita via telefone – (24) 2235-8437.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).