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Saiba como obter o seu cartão digital Riocard Mais

Um novo aplicativo gratuito disponibilizado pela Riocard Mais já oferece a possibilidade de realizar o pagamento da passagem utilizando o seu próprio celular.

O Cartão Digital passa a ser o primeiro do país com caráter multimodal, sendo aceito em ônibus de linhas municipais e intermunicipais de todo o Estado do RJ, metrô, trens, barcas, vans legalizadas e sistema BRT e, para aderir à novidade, basta baixar gratuitamente o aplicativo Cartão Digital + Valida Mais na loja Google Play. O assistente virtual Tomais ajuda no passo a passo, que é muito simples: basta preencher o cadastro, criar uma senha segura e definir um PIN com quatro dígitos, que será utilizado para autenticar cada pagamento de passagem. Também é possível cadastrar biometria para agilizar tanto o login quanto o pagamento da passagem. Depois de solicitar a criação do Cartão Digital, um e-mail será enviado com todas as informações.


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É importante lembrar que não é preciso estar conectado à internet ao usar o Cartão Digital: basta aproximar o celular no validador com NFC, uma vez que as informações relativas aos créditos de transporte adquiridos já estão previamente gravadas no aparelho. Outra facilidade é a possibilidade de carregar o Cartão Digital com cartões de débito e crédito ou via Pix. Com o uso do celular, a experiência no transporte público também se torna mais segura, reduzindo o contato com dinheiro em espécie, seguindo as recomendações sanitárias atuais.

Como baixar e usar o Cartão Digital

– Baixe o app Cartão Digital + Valida Mais na Google Play. É gratuito;

– Com ajuda do assistente virtual Tomais, preencha o cadastro solicitado e crie uma senha segura. O cliente que já possui cadastro no aplicativo Riocard Mais ou no Clube Riocard Mais pode usar o mesmo CPF e a mesma senha;

– Em seguida, solicite a criação do Cartão Digital. Por medida de segurança, será preciso definir um PIN, uma senha de quatro números que será utilizada para autenticar cada pagamento de passagem. Um e-mail será enviado com as informações do novo cartão digital;

– Recarregue o Cartão Digital e utilize nos principais meios de transporte do Rio. Atenção: certifique-se que a função NFC está ativada no seu celular.

– É possível consultar o site aceitocartaodigital.riocardmais.com.br ou acompanhar no Moovit quais as empresas de ônibus e estações de metrô, trem e BRT que contam com validadores com leitor NFC.

– É importante lembrar que não é preciso estar conectado à internet ao usar o Cartão Digital no embarque:  basta aproximar o celular no validador com NFC, uma vez que as informações relativas aos créditos de transporte adquiridos já estão previamente gravadas no aparelho. A internet é necessária somente na hora de comprar a passagem.

Consulta de crédito

Em uma época de dinheiro curto e preços em alta, ficar atento aos gastos do dia a dia pode fazer a diferença no fim do mês. No caso do transporte público, acompanhar as despesas com o pagamento de passagens está mais fácil: não faltam opções para acessar e controlar o saldo dos cartões Expresso ou Vale-Transporte.
As viagens realizadas são registradas e podem ser consultadas a qualquer momento em validadores de todos os meios de transporte coletivo, terminais de consulta, equipamentos de recarga, site e aplicativos gratuitos da Riocard Mais.

O primeiro passo recomendado é proteger o seu cartão e criar um cadastro na Riocard Mais. Quem tem o modelo Expresso, na cor rosa, que permite recargas pelo próprio cliente e não está ligado diretamente a um empregador, deve associar o cartão ao seu CPF. Desta forma, o cartão fica cadastrado no sistema e pode ser bloqueado em casos de extravio, furto ou roubo.

Para registrar o cartão, é preciso criar um login e uma senha e seguir os passos indicados em “Cadastrar-se” no site da Riocard Mais, na seção “Para Você” (https://cartaoriocard.com.br/paravoce). No caso do cartão Vale-Transporte, na cor laranja, fornecido pelas empresas, o cartão já é entregue ao empregado registrado com o seu CPF.

Para a gestão dos créditos, os passageiros podem acompanhar a utilização dos cartões por meio da análise dos extratos de uso. Há duas possibilidades de conferir os dados referentes ao pagamento no transporte público: pelo site ou pelo aplicativo. No site, estarão disponíveis informações relativas aos últimos 30 dias, com a indicação da data, dos valores e dos meios de transporte referentes a cada transação. Se for necessário conferir um período maior do que um mês, basta o titular do cartão fazer a solicitação gratuita em uma das lojas Riocard Mais. Mas no aplicativo já estão disponíveis informações relativas aos últimos cinco anos de uso dos cartões de transportes.

Se o interesse do cliente for apenas consultar o saldo, há mais alternativas. Toda vez que um cartão Expresso ou Vale-Transporte é utilizado em um meio de transporte coletivo o cliente tem a chance de confirmar o valor cobrado na passagem e verificar o saldo remanescente no visor dos validadores. Vale para todos os modais: ônibus, barcas, trens, metrô, vans legalizadas, VLT ou BRT. A conferência pode ser realizada durante a compra de créditos em qualquer equipamento de recarga, disponibilizados em estações e terminais de maior movimento. Ou ainda em terminais de consulta encontrados em pontos de grande movimento e nas lojas Riocard Mais. Veja a localização em https://ondeestamos.riocardmais.com.br/.

Caso o passageiro não faça uso regular do cartão de transporte, não há motivo para se preocupar. Como medida de segurança, todos os cartões não utilizados por um período de 120 dias são bloqueados. Mas podem ser reativados bastando aproximá-los de um terminal de consulta ou inseri-los em um equipamento de recarga. Além disso, clientes que possuam smartphone com sistema Android e tecnologia NFC podem utilizar o app Cartão Digital + Valida Mais para desbloquear o cartão e acompanhar o saldo em tempo real. Mas, independentemente de o cartão ser usado com regularidade ou não, os créditos de transporte não expiram e permanecem à disposição dos clientes. Não importa o tempo sem utilização: o saldo é do passageiro.

Para aqueles que por algum motivo não poderão mais utilizar o cartão Riocard Mais, o saldo restante pode ser resgatado a qualquer momento. Basta o cliente entrar em contato pelo telefone 2127-4000 ou procurar uma das lojas e seguir os passos: comprovar a titularidade do cartão, apresentar os documentos solicitados e preencher um formulário de restituição, com prazo de análise de até 30 dias. A devolução do cartão por comodato também pode ser feita em qualquer loja Riocard Mais. Se o caso for o ressarcimento de um valor cobrado na passagem ou por um serviço pago em duplicidade, os procedimentos são semelhantes: ir a uma loja, comprovar o pagamento e apresentar os dados solicitados.

O registro no sistema da Riocard Mais permite ao cliente acessar serviços que facilitam o controle do seu cartão de transporte. Após fazer o login no site, é possível recarregar o cartão, conferir recargas realizadas, solicitar bloqueio ou cancelamento, fazer pedido de segunda via e transferir saldo do cartão cancelado, alterar dados cadastrais e ter acesso a saldo e informações de uso dos cartões cadastrados. Já no aplicativo, o cliente também consulta saldo ou extrato, tira dúvidas com o assistente virtual Tomais, realiza recargas e participa das promoções do Clube de Vantagens.

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