Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Projetos Sociais

Ação neste sábado distribui ração e itens para animais na Praça Visconde de Mauá

Neste sábado (19), a partir das 10h, o vereador Domingos Protetor estará distribuindo ração e itens para animais, na Praça da Águia, em frente à Câmara Municipal. As famílias necessitadas podem comparecer ao local para a retirada das doações.


Mais em: Confira iniciativas em prol dos animais em Petrópolis


Interessados podem se cadastrar como lar temporário para animais através do número (24) 99204-0647. Para acolhimento será necessário informar nome completo, telefone de contato atualizado, CPF do tutor temporário e comprovante de residência. O local para abrigo desses animais precisa ser seguro. Já para os médicos veterinários que queiram se voluntariar, será necessário informar os mesmos dados acima citados e o registro no CRMV.

Muitos animais também ficaram desabrigados ao perderem seus tutores e suas casas, mas o trabalho realizado pelo vereador Domingos Protetor e sua equipe resgatou mais de 100 animais que foram encaminhados para lares temporários.

“Estou desde a noite da tragédia percorrendo as comunidades atingidas e ajudando no direcionamento de doações para a população, mas estou especialmente focado na questão dos animais. Muitos ainda se encontram em áreas de risco, sem suas famílias, sem água e sem alimento. Com respaldo do Corpo de Bombeiro e da Defesa Civil, estamos conseguindo chegar em áreas perigosas para salvar os animais. Fizemos um resgate difícil no Morro da Oficina, em uma casa que estava com risco imediato de queda, e retiramos dois cães desnutridos e um filhote. Só na quarta-feira recuperamos 48 cães”, comemora o vereador.

No Alto da Serra, um dos locais mais afetados pela tragédia, Domingos conta que houve diversos óbitos de animais particulares e aproveita para fazer um alerta. “Não deixem seus cachorros presos em correntes em hipótese alguma, principalmente, ao menor sinal de chuva. Infelizmente, alguns animais morreram por estarem presos. Quem sabe se estivessem soltos conseguiriam correr e se abrigar em um local mais seguro”, diz.

Outra preocupação do parlamentar diante das fortes chuvas foi em relação aos cães comunitários, que vivem soltos, porém são tratados pela população de determinado bairro. Sobre estes animais, a informação foi feliz, já que soube que nenhum veio a óbito. “Todos estão bem, os alimentei e levei para um banho, já que estavam muito sujos”, afirma Domingos.

Durante os dias que sucederam a tragédia, o vereador participou de uma reunião no gabinete de crise da Prefeitura e vem atuando no Centro de Operações, montado na UCP, no Bingen, comandando a logística para desobstrução das vias públicas, visando facilitar os acessos, as buscas e também o resgate de animais na cidade. “Neste momento a união faz a força. Estamos todos nas ruas, vereadores, Prefeitura, Bombeiros, Defesa Civil, Exército em prol de um só objetivo: salvar vidas, sejam elas humanas ou animais. Portanto, se você reside em área de risco procure um ponto de apoio o quanto antes, todo cuidado é pouco”, alerta.

Até o momento, o vereador já realizou mais de 100 resgates por todas as áreas afetadas da cidade e contou com a ajuda de um caminhão vindo de Duque de Caxias. “Viemos ser solidários ao povo de Petrópolis e trouxemos carro especializado, equipe veterinária, água e ração para dar todo o suporte necessário”, comenta o Secretário de Meio Ambiente e de Proteção Animal de Duque de Caxias, Marcos Tavares. “Esta parceria fez toda a diferença, pois conseguimos trabalhar com muito mais agilidade”, completa Domingos Protetor. Também estão atuando nos salvamentos o Grupo de Resgate de Animais e Desastres (GRAD), Coordenadoria de Bem Estar Animal (Cobea), o Secretário de Agricultura do RJ, Marcelo Queiroz e o Secretário de Meio Ambiente do RJ, Thiago Pampolha.

“A situação é deprimente, vivemos momentos inimagináveis. Por isso, deixo aqui minha solidariedade a todas as famílias que estão sofrendo com essa tragédia ocorrida em Petrópolis. Foi uma enxurrada devastadora, que vai deixar sequelas eternas em todos nós. É bonito ver a união do país em prol da população petropolitana, mas peço que não esqueçam dos animais e doem ração para o município. Tenho certeza que vamos reconstruir nossa cidade”, finaliza Domingos.

Cobea já resgatou mais de 100 animais em áreas de deslizamento e alto risco

Desde terça-feira (14), a Coordenadoria de Bem-Estar Animal (Cobea) já resgatou mais de 100 animais que estavam em áreas de deslizamentos e de alto risco em Petrópolis. Eles foram levados para lares temporários cadastrados pela Cobea.

“Neste momento estamos resgatando os animais que estão nessas áreas, pois muitos perderam seus tutores”, explicou a coordenadora Raphaela Buriche. “Estamos também cadastrando voluntários para acolhimento dos animais que forem resgatados. Toda ajuda neste momento é muito importante”, acrescentou.

Os interessados em fazer parte dessa corrente voluntária precisam entrar em contato com o número (24) 9.9204-0647. Para acolhimento será necessário informar nome completo, telefone de contato atualizado, CPF do tutor temporário e comprovante de residência. O local para abrigo desses animais precisa ser seguro. Já para os médicos-veterinários que queiram se voluntariar, será necessário informar os mesmos dados acima citados e o registro no CRMV.

“Para os animais que estão com seus tutores e precisam de ajuda, estamos doando ração e ajudando no transporte, caso seja preciso”, disse a coordenadora.

Quem precisa desse tipo de ajuda também pode entrar em contato pelo telefone (24) 9.9204-0647.

A Cobea também está recebendo doações de ração. O item deve ser entregue na Defesa Civil, no Centro da cidade (Rua Buarque de Macedo), ou no Curral Municipal, em Itaipava.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).