Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Ambiente

Problema recorrente na cidade, Comdep recolhe mais 280 toneladas de entulho das ruas em três meses

O descarte irregular de entulho em área pública tem sido um dos principais desafios enfrentados pela Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis – Comdep.  De acordo com a Companhia, os pontos de despejo ilegal tem se multiplicado em calçadas, esquinas, terrenos  baldios e praças da cidade. Só nos últimos três meses, a Comdep já recolheu mais de 280 toneladas de materiais inservíveis descartados pela população.

O presidente da Comdep, Cedenyr Vieira, ressalta que o problema é recorrente. “O nosso trabalho diário para atender a demanda é enorme. A limpeza é feita, mas assim que o maquinário vai embora, o despejo irregular acontece novamente”, lamenta.

O Código de Posturas do município proíbe o despejo de entulho em ruas e calçadas. Quem for flagrado cometendo a irregularidade é intimado a fazer a remoção imediata e pode ser multado. A população pode apresentar denúncia da irregularidade pelo telefone da Comdep: (24) 2292-9500.

“É importante que a população tenha consciência que o despejo de lixo, animais mortos, entulhos, papeis, restos de invólucros, anúncios ou quaisquer detritos ou resíduos sólidos no leito dos passeios, vias públicas, logradouros, rios, lagos, canais ou nas áreas particulares de terceiros é proibido e constitui infração, além de crime ambiental”, frisa o presidente da Comdep.

Para fazer o descarte correto e gratuito, basta ligar para o telefone (24) 2243-7822 para agendar atendimento pelo Disque Entulho. O programa recolhe até 20 sacos, com até 25kg.

Comdep realiza podas e supressões de árvores em 11 localidades como trabalho preventivo

Responsável pelo manejo arbóreo do município, a Comdep  intensificou as operações de podas de árvores na cidade. Somente este mês, 11 localidades receberam o serviço preventivo. A ação tem como objetivo prevenir o risco  de queda com a aproximação do período chuvoso,  preservar a cobertura arbórea da cidade, além de manter as vias limpas e seguras para o tráfego de pedestres e veículos.

A Companhia prioriza os locais onde os galhos estão em conflito com fachadas, com a iluminação pública, sinalização, ou com risco de queda. Quando as árvores estão afetando a rede elétrica, a Comdep atua com o apoio da Enel. As intervenções também ocorrem quando é identificado qualquer problema relacionado a pragas.

Entre os locais que receberam o serviço, estão: Meio da Serra, Centro, Araras, Quissamã, Castelânea, Carangola, Sargento Boening, Secretario. Nogueira, Itaipava e Alto da Serra.

O presidente da Comdep ressaltou a grande demanda de serviços reprimidos no município.  “Identificamos que a cidade não recebe o serviço de poda  corretiva e preventiva corretamente há muito tempo.  Estamos intensificando o trabalho para melhorar a ambiência do município. Também mantemos um esquema de atendimento para  eventuais emergências, tanto na desobstrução quanto na remoção de árvores”, explicou Cedenyr Vieira.

Nos locais com grande movimentação, as equipes realizam as intervenções nos finais de semana, com o objetivo de minimizar o impacto na mobilidade urbana.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).