Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Educação

Colégio Estadual Pedro II comemora 100 anos e recebe Palmas Acadêmicas

Nesta quinta-feira (17/11), a Academia Petropolitana de Educação entrega as Palmas Acadêmicas ao Colégio Estadual D. Pedro II, em homenagem ao Centenário – 1922-2022 – dessa tradicional instituição de ensino. Pela APE, o professor acadêmico Cleber Francisco Alves falará sobre a premiação. A sessão solene será realizada na unidade centenária, às 16h.

O professor Jeronymo Ferreira Alves Netto, em artigo publicado no Jornal de Petrópolis, sob o título “Oitenta anos da inauguração do Pedro II”, narrou os anos do Grupo Escolar, desde a fundação numa casa da Rua 14 de Julho (hoje Washington Luiz), passando pela doação do terreno à Avenida 15 de Novembro (hoje Rua do Imperador) pela Princesa Isabel e a construção e instalação do estabelecimento no atual endereço a partir de 26 de novembro de 1922, quando foi inaugurado em sessão solene pelo governador do Estado Dr. Raul Veiga.

O Grupo Escolar Dom Pedro II passou por sucessivas adaptações e ampliações que impuseram o fim do Grupo Escolar para a criação do ensino até o 2º grau completo, sob outras denominações: CENIP (Centro de Ensino Integrado de Petrópolis), Colégio Estadual Washington Luís e Colégio Estadual Dom Pedro II, este último e atual retomando a homenagem solicitada pela doadora do terreno, a Princesa Isabel.

Fonte: artigo “Grupo Escolar, o círculo e outras lembranças”, publicado no site do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP)

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).