Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cultura & Lazer

Centro Cultural Sesc Quitandinha é inaugurado nesta semana com exposição, show e teatro

A partir do dia 15/4, a área monumental (térreo) do Sesc Quitandinha deixará de ser apenas uma de suas unidades e passa a ser o Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ), um espaço com entrada gratuita e dedicado exclusivamente à promoção das artes em suas múltiplas linguagens, gastronomia, preservação da memória e entretenimento.

No sábado (15/04), o espaço abre as portas, das 11h às 17h, com a exposição “Um Oceano para Lavar as Mãos”. Com o título retirado de um verso da música “Meia-noite” (1985), de Chico Buarque e Edu Lobo, para a peça “O Corsário do Rei” (1985), de Augusto Boal, a mostra reúne 40 obras e propõe a uma revisão da história do Brasil, pensada por curadores e artistas negros, e pretende ainda levar o expectador à reflexão sobre a forte memória negra de Petrópolis e sua relação com o passado imperial.

Crédito: Nádia Taquary

As peças são assinadas pelos artistas Aline Motta, Arjan Martins, Ayrson Heráclito, Azizi Cipriano, Cipriano, Juliana dos Santos, Lidia Lisbôa, Moisés Patrício, Nádia Taquary, Rosana Paulino, Thiago Costa e Tiago Sant’ana, sob a curadoria de Marcelo Campos e Filipe Graciano.

Foto: Divulgação

Ainda no sábado, às 19h, haverá show de Juçara Marçal. A cantora apresentará um repertório dançante de Delta Estácio Blues, o premiado segundo álbum solo da artista, trazendo música eletrônica fora dos clichês e gêneros já conhecidos, propondo novos cenários, investigações rítmicas e buscando um diálogo com o pop, sem deixar de lado a inquietude e a ligação estreita com a música brasileira.

Crédito: Guga Melgar

Para o público infantil, no domingo (16/04), às 16h, tem o espetáculo Lasanha e Ravioli em Cinderela. Na peça, o público vai assistir à história de Cinderela, ao mesmo em que acompanha os bastidores de uma estreia teatral com as palhaças Lasanha e Ravioli, que prometem arrancar boas gargalhadas das crianças. O espetáculo foi selecionado pelo Edital de Cultural Sesc RJ Pulsar.

Também a partir de sábado, o público terá acesso à nova visita audioguiada permanente “Sons da memória: uma caminhada sonora”. Acessível por meio de aplicativo de telefone e tecnologia de geolocalização, a atração é um audiodrama com personagens inspirados em pessoas reais que viveram os dias de glória do Quitandinha e atuam como guias, conduzindo aos diferentes espaços do Centro Cultural (necessário fone de ouvido).

Quem for ao Centro Cultural poderá desfrutar de outra novidade: o Q Bistrô, com cardápio tropical assinado por Andressa Cabral. A chef carioca é formada pela Alain Ducasse Formation, escola internacional de gastronomia e sócia do Meza Bar, badalado gastrobar do Rio de Janeiro.

PROGRAMAÇÃO

ARTES VISUAIS

Exposição Um Oceano para Lavar as Mãos

Inauguração: 15/4, das 11h às 17h

A partir de 16/4: terça a domingo e feriados, das 9h30 às 17h

Com o título retirado de um verso da música “Meia-noite” (1985), de Chico Buarque e Edu Lobo, para a peça “O Corsário do Rei” (1985), de Augusto Boal, a mostra reúne 40 obras e se propõe a uma revisão da história do Brasil, pensada por curadores e artistas negros, e ainda a refletir sobre a forte memória negra de Petrópolis e sua relação com o passado imperial.

Grátis

MÚSICA

Show com Jussara Marçal

15/4 (sábado), 19h

O show dançante apresenta o repertório de Delta Estácio Blues, o premiado segundo álbum solo da artista, trazendo música eletrônica fora dos clichês e gêneros já conhecidos, propondo novos cenários, investigações rítmicas e buscando um diálogo com o pop, sem deixar de lado a inquietude e a ligação estreita com a música brasileira.

Grátis (retirada de ingressos antecipada na bilheteria)

TEATRO INFANTIL

Lasanha e Ravioli em Cinderela (Sesc RJ Pulsar)

16/4 (domingo), 16h

Neste espetáculo o público assiste à história de Cinderela, ao mesmo em que acompanha os bastidores de uma estreia teatral com os clowns Lasanha e Ravioli.

Classificação: Livre

Ingressos: Inteira: R$10,00 | Meia-entrada: R$5,00 (casos previstos em lei, e estendida para professores independentes da região ou segmento de trabalho, projeto Mesa Brasil e classe artística, mediante apresentação de registro profissional e lista amiga) | Gratuidade: Associado Sesc, crianças e adolescentes até 16 anos e Público PC

MEMÓRIA

VISITA GUIADA

Terça a domingo e feriados, das 10h às 17h

VISITA AUDIOGUIADA

Sons da memória: uma caminhada sonora”

Terça a domingo e feriados, das 10h às 17h.

VISITAÇÃO AO ENTORNO DO LAGO QUITANDINHA

Terça a domingo e feriados, das 9h às 17h (em caso de chuva, a visitação é suspensa).

GASTRONOMIA

Q Bistrô

Terça a domingo e feriados, das 10h às 17h.

O melhor da culinária contemporânea em cardápio tropical assinado por Andressa Cabral, badalada chef carioca formada pela Alain Ducasse Formation, escola internacional de gastronomia.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).