Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Biblioteca Municipal conseguiu recuperar três mil livros que foram danificados com a chuva

Nesta semana foi reaberta ao público a Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral, no Centro de Cultura Raul de Leoni. O espaço foi revitalizado e todo o acervo, que conta com mais de 100 mil volumes, reorganizado. O trabalho de recuperação após parte do acervo ter sido danificado pela chuva de fevereiro de 2022 contou com uma equipe especializada.

Estão no acervo cerca de três mil livros resgatados. Outros 300 seguem em tratamento e, em breve, também estarão à disposição da população. A Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral conta ainda com um vasto acervo histórico, composto por documentos, cerca de 1200 jornais encadernados, aproximadamente 113 mil certidões de óbito e 25 livros de sepultamento de Petrópolis e dos distritos. Todo acervo disponível para consulta.

A Biblioteca Municipal Gabriela Mistral funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O Arquivo Histórico também funciona no mesmo horário e dias, agora sem a necessidade de agendamento. A programação, gratuita, de reabertura vai até amanhã, 13, com contação de histórias e apresentações teatrais.

Conheça a história da Biblioteca Municipal Gabriela Mistral

A Biblioteca começou a funcionar em Petrópolis no dia 1º de fevereiro de 1876 na Câmara Municipal e só recebeu prédio próprio no dia 29 de julho de 1946, durante as comemorações do centenário de aniversário da Princesa Isabel, quando se desvinculou da Câmara e passou a ser administrada pela Prefeitura.

Entre 1974 a 1977 a sede da Biblioteca foi demolida para a construção do Centro de Cultura e durante esse período teve seu funcionamento na Casa Cláudio de Souza.

Com a inauguração do Centro de Cultura no dia 31 de julho de 1977, a Biblioteca ganhou uma casa nova onde está até os dias de hoje. Em 1994, a Biblioteca recebeu o nome de “Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral”, pseudônimo de Lucila Godoy Alcayaga, em homenagem à poetisa Chilena (1889-1957), que foi a primeira mulher da América Latina a ganhar o Nobel de Literatura em 1945.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).