Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Aconteceu em Petrópolis

Trajeto entre Casa de Santos Dumont e Praça 14 Bis terá história do pioneiro da aviação

A passagem entre a Praça 14 Bis e a Rua do Encanto, no Centro, vai se tornar, em breve, o Caminho de Santos Dumont, ligando a réplica do primeiro avião à casa do pioneiro da aviação. Isso inclui a revitalização da calçada, incluindo painéis de artistas petropolitanos, QR code e novo mobiliário urbano. O projeto faz parte das comemorações dos 150 anos de Santos Dumont e foi apresentado pelo arquiteto Filipe Graciano.

Graciano, que atualmente é coordenador de Igualdade Racial da Prefeitura, apresentou estudo de viabilidade que analisou todos os trechos do caminho. A proposta inclui 12 painéis feitos por artistas locais; calçada em pedra portuguesa com o desenho das escadas feitas por Dumont em sua casa (que hoje recebe visitantes de todo o mundo); além de QR codes que contam a história e seriam integrados ao circuito a pé. A proposta será apresentada ao Inepac.

“Quando revitalizamos as ruas 16 de Março e do Imperador, mudamos para melhor e para sempre a cara do Centro Histórico. Mas a cidade é um organismo vivo e, sempre que estivemos no governo, olhamos pra frente. Nossa cidade avança sem parar e o turismo é parte fundamental. Retomamos o calendário de eventos e queremos incrementar cada vez mais a atividade, que é um dos nossos principais vetores econômicos”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Filipe Graciano explicou que o novo circuito turístico tem alguns pilares. “Nossa ideia é apresentar uma nova experiência aos visitantes, por meio de itens como a conectividade (através dos QR codes e dos painéis), acessibilidade e segurança, uma vez que todo o caminho será refeito e as calçadas serão padronizadas, permitindo o acesso de todos”, explicou o arquiteto.

Selo e medalha comemorativos ao sesquicentenário de Santos Dumont

Reprodução/Correios

Durante a solenidade, foram lançados o selo e a medalha em comemoração ao sesquicentenário de nascimento de Santos Dumont. O postal foi concedido pelos Correios e a medalha pela Casa da Moeda do Brasil.

O selo tem imagens do Santos Dumont, da fazenda Cabangu onde nasceu (em Minas Gerais), da Encantada, elementos que mostram a paixão em voar e suas invenções; além da escrita e frases de Dumont. A arte do selo é de Cordeiro de Sá e a tiragem é de 15 mil blocos.

“É uma honra fazermos essa homenagem para Alberto Santos Dumont, que foi exemplo para muitas gerações”, frisou a gerente de atendimento dos Correios da Região Serrana e Baixada Litorânea, Marcela Borba.

A medalha comemorativa da Casa da Moeda do Brasil, também tem imagens da Encantada, de invenções e frases de Santos Dumont. A descaracterização do par de cunhos originais da medalha foi feita pelo prefeito Rubens Bomtempo e o superintendente do Departamento Comercial da Casa da Moeda do Brasil, Leonardo Alves.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).