Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Educação

CIEP Santos Dumont terá ensino intercultural de Alemão; matrículas iniciam neste mês

Durante vistoria das obras realizadas no CIEP 038 Santos Dumont – Intercultural Brasil-Alemanha, os secretários de Estado de Educação, Roberta Barreto, e de Governo, Bernardo Rossi, anunciaram aos moradores do bairro Independência que a escola será reaberta no início do ano que vem. O CIEP funcionará em tempo integral, oferecendo ensino intercultural de Alemão para estudantes dos ensinos Fundamental II e Médio. As matrículas serão abertas pela SEEDUC ainda este mês.

No ano passado, na renovação da cessão do espaço com o Governo do Estado surgiu a ideia do convênio e reativação da escola. O Estado fica responsável pelo Ensino Médio e a Prefeitura pelas turmas do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental.

A visita técnica foi acompanhada pelas futuras diretoras da unidade, Cristiane Nery de Freitas Bastos e Nelli Vasconcellos, que também acompanharam o andamento das obras, que estão em fase de conclusão para que a unidade volte a atender à comunidade com o novo modelo de ensino intercultural, no qual o aluno estuda a cultura e o idioma do país, já no início do ano. Ao final do Ensino Médio, os estudantes farão teste de proficiência, garantindo a certificação no idioma, o que abre portas para estudos acadêmicos e mercado de trabalho.

A rede estadual de ensino já possui uma unidade intercultural Brasil-Alemanha, que fica em Vista Alegre e funciona desde 2021, em parceria com o Consulado da Alemanha e com o Instituto Goethe. A nova unidade, além dessas parcerias, contará também com o apoio do Colégio Cruzeiro, reconhecida instituição educacional de ensino bilíngue.

A definição das turmas foi feita a partir de um levantamento da SEEDUC, que identificou carência de oferta do Ensino Fundamental II na região.

“A SEEDUC vai abrir as turmas a partir do 6º ano, pois é uma demanda dos moradores. Hoje, o ensino público na região vai apenas até o 5º ano; daí em diante, os estudantes precisam sair do bairro para continuar os estudos. Importante explicar que se trata de uma escola intercultural, ou seja, os alunos terão todas as disciplinas da BNCC, Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, além de carga horária destinada ao estudo do idioma alemão e da cultura alemã”, frisou Rossi.

Inicialmente, o CIEP 038 Santos Dumont – Intercultural Brasil-Alemanha terá quatro turmas de entrada: duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II, com 36 alunos cada (72 vagas), e duas do 1º ano do Ensino Médio, com 36 alunos cada (72 vagas), totalizando 144 vagas de entrada, o que deve se repetir todos os anos.

As matrículas estarão abertas no site matriculafacil.rj.gov.br, a partir do dia 27 de novembro.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).