Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Educação

“Centenário de Petrópolis e a fundação do Museu Imperial” é tema do Fale-me de Petrópolis desta quinta

Nesta quinta-feira (21), às 14h30, o Museu Imperial promovea primeira edição de 2024 do projeto “Fale-me de Petrópolis”. A convidada será a Profa. Dra. Jamile da Silva Neto, que apresentará o tema “Contando uma história, institucionalizando uma memória: as Comemorações do Centenário de Petrópolis e a fundação do Museu Imperial”.

A Comissão do Centenário de Petrópolis foi criada pelo prefeito Iêdo Fiuza, em 1937, no intuito de registrar a historiografia petropolitana em comemoração aos 100 anos da fundação da Povoação-Palácio de Petrópolis. Reuniu intelectuais da cidade que escreveram uma série de artigos, resultando em 7 volumes bibliográficos, sob o título “Trabalhos da Comissão do Centenário de Petrópolis”. O último volume foi lançado em 1943, data em que se comemorava a efeméride.

No mesmo dia, como parte do projeto da exposição “A Petrópolis do Museu Imperial”, esta importante coleção será disponibilizada pela Biblioteca do Museu Imperial, no portal do Programa de Digitalização do Acervo do Museu Imperial (DAMI).

Sobre o evento: O nome “Fale-me de Petrópolis” surgiu em homenagem a uma frase do imperador d. Pedro II que, durante o período de exílio, enviava cartas aos amigos e pedia notícias sobre a cidade que tanto amava. Em sua 46ª edição, acontece mensalmente e é norteado por um tema relacionado à história de Petrópolis. O encontro recebe pessoas que, ao longo de um bate-papo, resgatam memórias da cidade. Integra parte da missão do Museu Imperial: de pesquisar e comunicar a memória e a história da cidade de Petrópolis.

O evento é aberto ao público e acontecerá na Biblioteca do Museu Imperial. Não é necessário agendamento ou inscrição.

Sobre a convidada: Licenciada, mestre e doutora em História pela Unirio. Pesquisa sobre a história do Brasil republicano com ênfase no patrimônio cultural brasileiro, nos intelectuais, na historiografia, no Museu Imperial e na memória do Brasil Império. Professora de história do município de Maricá.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).