Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Educação

Supercomputador Santos Dumont terá sua capacidade quadruplicada

O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e a Eviden, empresa do Grupo Atos líder em computação avançada, formalizaram a assinatura de um novo contrato no montante de US$ 19,4 milhões, para estender a capacidade computacional do supercomputador “Santos Dumont”. Baseada na arquitetura BullSequana XH3000 da Eviden, esta extensão fará com que a capacidade expanda em 17 Petaflops, garantindo a classificação do supercomputador como o mais poderoso da América Latina para pesquisa acadêmica.

A assinatura do novo Memorando de Entendimento (MoU – Memorandum of Understanding) ocorreu durante o 8º Fórum Econômico Brasil-França realizado no dia 27 de março de 2024.

O Supercomputador Santos Dumont terá sua capacidade quadruplicada para atender às crescentes necessidades da comunidade acadêmica. Com essa expansão significativa, financiada pela Petrobras, o Santos Dumont estará ainda mais preparado para apoiar iniciativas de pesquisa de ponta, especialmente no setor de energia.

Essa atualização representa um avanço importante no campo da computação científica, permitindo que pesquisadores realizem simulações mais complexas e análises de dados em larga escala, impulsionando assim a inovação e o progresso nas áreas de estudo relacionadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).