Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Educação

Ciclo de palestras do Centro Vocacional Tecnológico tem início nesta segunda-feira

Nesta semana, o Centro Vocacional Tecnológico/ FAETEC inicia um ciclo de palestras, que vai até sexta-feira (24), com temas bastante variados, como marketing pessoal, câncer de mama e comunicação. As palestras terão início às 19h. Confira a programação abaixo:

20/10 – Promovendo a qualidade de vida no trabalho

Vivemos numa sociedade em constantes mudanças e num momento excitante para as organizações. A sociedade percebe que a Qualidade de Vida e a Saúde são ativos importantes, envolvendo dimensões física, intelectual, emocional, profissional, espiritual e social. Práticas inadequadas no ambiente de trabalho geram impacto negativo na saúde física e emocional dos empregados e na saúde financeira das empresas. Baixa motivação, falta de atenção, diminuição de produtividade e alta rotatividade criam uma energia negativa que repercute na família, na sociedade e no sistema médico. Segundo Domenico de Masi, vivemos e trabalhamos numa sociedade do futuro, mas continuamos a usar os instrumentos do passado. Felizmente, para algumas empresas inovadoras e conscientes, este cenário não faz parte de sua realidade atual. Falaremos de algumas práticas que visam melhorar o desempenho do profissional na empresa.

Palestrante: Marco Aurélio Pereira

21/10 – Acertando os ponteiros da comunicação 

A dificuldade de se expressar é um problema recorrente entre as pessoas e um dos principais obstáculos que muitas empresas enfrentam para obter resultados. A inabilidade de comunicação leva à má compreensão de objetivos, que leva ao esforço inútil e sem foco. A informação mal transmitida e mal digerida causa conflitos na vida em sociedade, nas equipes, o que, além de improdutivo, é desgastante para todos os envolvidos. Ofereceremos estratégias para aprimorar sua capacidade de se fazer entender na vida em sociedade e no trabalho.

Palestrante: Mônica M. L. Zappala.

22/10 – Câncer de mama, uma questão de prevenção 

A Campanha Outubro Rosa, realizada no mês de outubro para conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama. Todos os anos, 50 mil casos novos são detectados no Brasil, e o quanto antes estes casos forem descobertos e tratados, maiores são as chances de cura. Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de dez vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.

Palestrante: Adriana Lennertz

23/10 – Marketing pessoal e transformação social

Da mesma forma que produtos são administrados por meio de um conjunto de ações para consolidá-los na mente do consumidor, todo profissional pode e deve cuidar da embalagem de seu próprio produto: sua imagem. Quando o assunto é marketing pessoal, poucas pessoas sabem de fato, o que é e como fazê-lo. Falaremos três pilares básicos do marketing pessoal. Num mercado altamente competitivo, projetar-se e aparecer para o mercado tornou-se de fundamental importância. As regras, as aparências, os rituais de boas maneiras e o comportamento social têm uma importância extraordinária. O Marketing Pessoal tornou-se uma ferramenta estratégica essencial no processo de se conduzir com sucesso uma marca pessoal no mundo atual em que vivemos. Na dose certa e de forma planejada, é possível criar e desenvolver uma imagem coerente e consistente, envolta em associações psicológicas positivas que deem visibilidade necessária para que uma pessoa se transforme em uma referência no seu ambiente vivencial e possa fazer parte dos projetos de vida das outras pessoas.

Palestrante: Mônica M. L. Zappala

24/10 – Capacitação profissional favorecida no trabalho social

Além da importância natural que têm os esforços voltados ao trabalho e aos estudos em busca de desenvolvimento acadêmico e profissional, ganha cada vez mais relevância no currículo o campo dedicado aos trabalhos voluntários. Um dos motivos para que isso ocorra é a preocupação das próprias empresas com o conceito de sustentabilidade. Pela lógica das empresas, se elas querem ser bem vistas do ponto de vista sócio-ambiental, é essencial que seus funcionários deem o exemplo primeiro. Em algumas organizações, o voluntariado tem sido utilizado como critério de seleção, especialmente em grandes empresas. “O profissional passa a ver as pessoas com outros olhos, o que é muito bom em organizações maiores onde todos tendem a se voltar para si mesmas”. Adultos, jovens e crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social podem ser capacitados para serem inseridos no mercado de trabalho recebendo conhecimentos em algumas áreas. O voluntariado pode ser grande aliado para abrir portas no mercado de trabalho. “O voluntariado propicia formação profissional e facilita o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais e a identificação de interesses profissionais”.

Palestrante: Representante do Projeto Ensinar para Mudar.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).