Concer: Bauernfest
Concer: Bauernfest
Agenda cultural

Unidades do Sesc promovem programação de Carnaval

As unidades do Sesc em Petrópolis também vão oferecer opções de lazer gratuitas durante o Carnaval. De 22 a 25 de fevereiro, o Sesc Nogueira vai contar com uma programação repleta de atividades para o folião e sua família. Muita diversão para as crianças com jogos, brincadeiras, oficinas, teatro, música e baile de máscaras.

Na sexta-feira (21), na sala de ginástica tem pilates carnavalesca e no ginásio, os jogos cooperativos carnavalescos. No dia 22, tem o espetáculo “Gambiarra Lixofônica”, divertido projeto circense e musical que procura conscientizar o público sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente. UM Baile de Mascara encerra a programação do dia 23. Já dia 24 a programação matinal inclui o Bloco Dente de Leite, com uma apresentação musical dirigida para crianças de 0 a 3 anos. À tarde, quem se apresenta é o Bloco Fole & Folia, que mistura ritmos nordestinos ao carnaval. A programação se estende até o dia 25 com uma agenda variada, que inclui também oficinas de adereços e outras atividades recreativas e de lazer.

No Sesc Quitandinha, a agenda começa no sábado (22), com oficinas e brincadeiras para toda a família, como desfile de fantasias, guerra de bexigas, esportes, brincadeiras de rua e oficinas diversas. O público poderá também conhecer o Bloco da Quitanda, das 10h às 14h, resultado de uma oficina de musicalização em que os participantes desenvolveram seus próprios instrumentos com materiais diversos.

No dia 23 de fevereiro acontece um baile de marchinhas de Carnaval, das 16h às 19h, para todas as idades, com música ao vivo. Embora a entrada seja gratuita, os ingressos devem ser retirados na bilheteria 1h antes do início do evento.

No dia 24 de fevereiro, é a vez do bloco “Empolga às 9”, às 16h. O bloco existe há 16 anos e é, atualmente, um dos maiores e mais conhecidos do Carnaval de rua do Rio de Janeiro. O repertório vai de sambas-enredo ao rock, passando por diversas referências da música universal. Tudo isso se mistura e se transforma pelas mãos dos seus integrantes, resultando numa apresentação única que junta tradição e modernidade. O bloco assume sua formação de palco com instrumentos de percussão de escola de samba, um baixo, uma guitarra, um cavaquinho e dois cantores que se revezam.

Já na terça-feira de Carnaval, dia 25, é a vez do bloco “Mulheres de Chico”, às 16h. Para celebrar os 75 anos do músico Chico Buarque de Holanda, o bloco percorre espaços redescobrindo lugares, experiências, coletivos, ensaios, instrumentistas e cantoras a partir das canções de Chico que abordam o universo feminino.

A unidade também recebe uma oficina de Adereços Carnavalescos, de 22 a 25/2, das 10h às 14h, com o objetivo de envolver toda a família na confecção de máscaras, colares, fantasias, entre outros acessórios. No dia 23 de fevereiro acontece a oficina de brinquedos artesanais, das 11h às 16h. Já nos dias 24 e 25 de fevereiro haverá uma aula de Ritmos de Carnaval, das 11h às 14h, com os principais ritmos de Carnaval, ligados à tradição brasileira, como samba, frevo, maracatu e axé.

Confira a programação completa aqui.

 

*Matéria atualizada às 19h

Um Comentário

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).