Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Política

Leal, Rossi e Neskau eleitos

Bernardo Rossi e Marcus Vinícius (Neskau) são eleitos para a Alerj, enquanto Hugo Leal ganha novo mandato como Deputado Federal

Os petropolitanos compareceram em massa às urnas no último domingo (03). Mais de 196 mil eleitores eleitores votaram em 687 seções, enfrentando o dia chuvoso e ônibus lotados. Mais de 89% dos votos foram válidos – votos nulos e em branco somaram 10,85%. Os deputados eleitos Bernardo Rossi, Marcus Vinícius (Neskau) e Hugo Leal foram os destaques das eleições em Petrópolis.

Rossi (PMDB) é eleito para seu primeiro mandato como Deputado Estadual, após dois anos atuando como presidente da Câmara Municipal. Ele foi o mais votado por petropolitanos para uma vaga na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), com 36.143 votos (21,9% dos votos válidos).

Marcus Vinícius (PTB) recebeu 10.412 votos (6,31%), também para o cargo de Deputado Estadual. Ele acumula a função de presidente do diretório regional do partido no Rio de Janeiro. A partir de janeiro, Marcus Vinícius ocupará oficialmente um assento na Alerj, já que atuou como suplente da bancada do PTB de abril de 2008 a março de 2010.

Leal (PSC) foi eleito para seu segundo mandato na Câmara Federal. O autor da Lei Seca recebeu 24.681 votos em Petrópolis, somando 15,4% dos votos válidos.

Embora bem votados, os ex-prefeitos Rubens Bomtempo e Leandro Sampaio não foram eleitos. Eles receberam, respectivamente, 31.004 e 16.355 votos.

Petropolitanos escolhem senadores, governador e presidente

Ex-prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT) é um dos novos senadores eleitos pelo Rio de Janeiro. Em Petrópolis, ele obteve mais de 76 mil votos. Marcelo Crivella (PRB), também eleito, recebeu 20,46% (56.330) dos votos válidos na cidade.

O atual governador Sérgio Cabral (PMDB) foi reeleito no primeiro turno. Em Petrópolis, Cabral obteve 69,49% dos votos, enquanto os votos de Fernando Gabeira (PV) somaram 20,13%.

O candidato do PSDB, José Serra, foi o mais votado para Presidente da República em Petrópolis, obtendo 34,52% dos votos. Marina Silva, candidata do PV, ficou logo atrás, com 34,23% (apenas 517 votos a menos que o tucano). Dilma Rousseff, considerada a favorita por institutos de pesquisa, ocupou o terceiro lugar, com a preferência de 29,44% do eleitorado petropolitano. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) obteve 1,32% dos votos válidos.

A “onda verde”, como se autodenominou o Movimento Marina Silva, foi a responsável por levar a eleição ao segundo turno, porém entre Serra e Dilma. A candidata do Partido Verde recebeu mais de 19 milhões de votos e frustrou expectativas de que a candidata do presidente Lula fosse vitoriosa ainda no último domingo. O segundo turno acontece no dia 31 de outubro.

Um Comentário

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).