Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Política

Roni Medeiros propõe lei para reduzir violência nas escolas

O vereador Roni Medeiros (PTB) propôs um projeto de lei que cria um protocolo de atendimento a pais de alunos e ex-alunos das escolas municipais. A ideia é reduzir o número de casos de violência nas escolas, tendo como base a ajuda no controle de problemas com alunos e ex-alunos através da participação dos pais.

De acordo com um estudo internacional realizado em 2010, estima-se que o custo da violência nas escolas no Brasil pode chegar a US$ 943 milhões por ano. A pesquisa foi feita pela organização britânica de defesa das crianças, a Plan International e o Overseas Development Institute. Segundo o relatório publicado, o custo da violência nas escolas, apenas levando em conta os benefícios sociais aplicados anteriormente, pode chegar a US$ 60 bilhões se computados todos os 13 países pesquisados.

Segundo o levantamento, muitas escolas no Brasil se transformaram em lugares perigosos para crianças, com violência brutal e até homicídio, além de abuso sexual, roubos e danos à propriedade. Dos estudantes que participaram da pesquisa realizada em seis capitais brasileiras, 84% acharam suas escolas violentas e 70% disseram que já foram vítimas de abusos.

Em Petrópolis, não há registros de casos tão graves como homicídios, mas na questão do bullying, não é diferente. O autor do projeto vive próximo das regiões de concentração de escolas, portanto, já assistiu a várias cenas de agressão e bullying a alunos uniformizados, que acabavam temendo retornar as aulas depois – “A escola tem que ser um local onde os jovens e crianças sintam segurança e não receio de comparecer. A criação deste protocolo vai ajudar nossos alunos a não temerem denunciar” encerrou Medeiros.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).