Concer: Maio amarelo
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Política

Obra na BR-040 é debatida em audiência pública

Foto: José Paulo

Nesta última quarta-feira (31), durante audiência pública presidida pelo vereador Maurinho Branco, presidente da Comissão de Transportes Públicos, na Câmara Municipal, foram discutidas as obras de duplicação da serra na BR-040, com representantes da Concer e da ANTT.

A audiência começou com uma apresentação do projeto da nova subida da serra, que inicia no quilômetro 102 da estrada (altura de Xerém) e tem como objetivo duplicar a pista de subida, separar os motoristas do tráfego local daqueles que estão trafegando longas distâncias, revitalizar o monumento do Belvedere e transformar a BR-040 em uma “estrada parque”. O projeto também prevê o maior túnel rodoviário do Brasil, com padrão de segurança internacional, novos acessos à cidade, além da ligação dos bairros do Bingen e Quitandinha.

Uma das principais preocupações dos participantes da audiência era em relação ao cronograma de atividades de obras, que teve a pedra fundamental lançada recentemente. Segundo a superintendente de exploração de infraestrutura rodoviária da gência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Viviane Esse, o prazo de conclusão da obra é de 24 meses. “O projeto vem sendo tratado com bastante celeridade, com atenção em especial para diminuir o tempo de obras, pois se trata de uma obra de grande importância para a economia regional”, disse.

Ainda para Viviane, o grande entrave nesse momento é o orçamento, já que o recurso disponibilizado pela Concer não é suficiente para finalização das obras, havendo necessidade de uma contrapartida do Governo Federal. Segundo ela, atualmente o projeto tem um valor de 945 milhões de reais, com desembolso de 266 milhões da Concer e aporte financeiro do governo no valor de 679 milhões de reais.

Como opções para complementar o orçamento de obras desse porte, a ANTT costuma optar ou pelo aumento da tarifa de pedágio, ou pelo aumento das praças de cobrança, ou ainda pela mudança no cronograma. Mas nesse caso, escolheram a contrapartida do Governo Federal, pois segundo a Agência, a opção garante que a obra não atrase ainda mais.

Os vereadores Paulo Igor e Silmar Fortes fizeram apelos parecidos. Segundo os vereadores, já que há uma contrapartida do Governo Federal não deve existir em hipótese alguma a possibilidade de aumento no valor do pedágio ou ainda atraso nas obras.

Os vereadores também solicitaram a inversão da execução do projeto, ou seja, iniciar pela ligação Bingen-Quitandinha, o que foi indicado como inviável pela Concer, justificado pela falta de segurança para os usuários, pois segundo a a empresa,seriam mais riscos do que benefícios e ainda corria-se o risco de o problema não se resolvido. “Não podemos executar essa parte da obra nesse momento, devido à segurança dos usuários. No entanto, vamos procurar uma solução paliativa para o local”, explicou a técnica da ANTT.

Roni Medeiros se mostrou frustrado com a impossibilidade de as obras começarem pelo Lote 5, trecho da ligação Bingen-Quitandinha. “A nossa esperança dessa obra sair logo foi sepultada hoje. Então pelo mal menor, que seja feita no prazo de 24 meses”, falou. Já o vereador Maurinho Branco acredita que essas obras de grande porte nunca são realizadas, de fato, dentro do prazo. “Vamos esperar pelo menos três anos pela conclusão dessa obra, ou seja, mais três anos de sofrimento para a população petropolitana”, completou.

Na audiência também foi discutida a revitalização do Belvedere. Segundo os técnicos da ANTT, a reforma do monumento está incluída no projeto, no entanto posteriormente a gestão deverá ser entregue a uma instituição capacitada, não fazendo parte da concessão.

Um Comentário

  1. Infelizmente no Brasil NÂO existe lei que determine a distância mínima entre as praças de pedágio de uma rodovia, o que é um absurdo. No Brasil temos praças de pedágio com menos de 30 Km de distância uma da outra. A regra internacional estabelece o mínimo de 100 Km. Também estabelece que nenhuma praça de pedágio possa estar localizada a menos de 20 Km do centro urbano mais próximo.

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