Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Política

Câmara Municipal aprova Dia Mundial do Laço Branco

Foto: Evaldo de Carvalho Macedo

Nesta última quinta-feira (10), a Câmara Municipal aprovou o Dia Mundial do Laço Branco em 6 de dezembro, um projeto de lei do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) contra a violência doméstica, cujo objetivo é mobilizar os homens pelo fim da violência contra as mulheres. A lei também visa promover a equidade de gênero em ações de saúde, educação, trabalho, ação social, justiça, segurança pública e direitos humanos.

A Campanha do Laço Branco no Brasil pelo fim da violência contra mulheres foi instituída pela Lei Federal 11.489, de 20 de junho de 2007. Foi iniciada a partir de um episódio, datado de 6 de dezembro do ano de 1989, quando Marc Lepine, um rapaz de 25 anos, invadiu uma sala de aula na cidade Montreal, no Canadá. Na Escola Politécnica, ele ordenou que cerca de 50 homens se retirassem e que ficassem somente as mulheres, chamando-as de feministas. Enfurecido, atirou e assassinou 14 delas, à queima roupa, cometendo o suicídio em seguida. Em uma carta, ele afirmava que não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso genuinamente de público masculino.

Este crime bárbaro mobilizou a opinião pública e a partir daí um grupo de homens do Canadá decidiu se organizar para dizer ao mundo que existem homens que repudiam qualquer tipo de violência contra a mulher. E num gesto de paz e contra a violência, elegeram um laço branco como símbolo e o lema “jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência”.

Luciane Bomtempo lembrou que o Comdim tem atuado de forma séria com propostas de políticas públicas que colaboram com o município. “Assim como esta lei, o conselho realizou o primeiro fórum sobre a violência contra a mulher, lançou uma cartilha e abraçou o Outubro Rosa. Agora vamos precisar muito dos homens nesse pacto de amor às mulheres. Esperamos que todos possam aderir a esta campanha”, disse.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).