Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Política

[Eleições 2014] Nelson Sabrá – candidato a deputado federal

Dando continuidade às entrevistas com candidatos de Petrópolis às eleições 2014, confira abaixo a entrevista com o candidato a deputado federal, Nelson Sabrá (PDT):

AeP: Quando e por que você começou na vida política?

Nelson: A política na minha vida aconteceu de forma natural. Em 1970, concluí o curso de Engenharia Civil, pela Universidade Federal Fluminense e como eu era muito novo, tinha 22 anos, decidi, então, cursar na PUC/RJ – Pontifícia Universidade Católica, como bolsista do CNPq, o Mestrado em Estabilidade. Para mim, foi essencial pela bagagem técnica e maturidade adquiridas. Dei aula para os graduandos na mesma escola em que havia me formado, sendo distinguido com a homenagem de patrono da turma de formandos. Entrei como um foguete no mercado de trabalho. Na Tecnosolo SA, como consultor, participei do Grupo de Trabalho que projetou e dimensionou a estrutura do Metrô/Rio.

Tudo caminhava de forma muito previsível, até que meu pai, Jamil Sabrá, em 1976, decidiu ser candidato a prefeito de Petrópolis. Lembro-me como se fosse hoje: ele entrou em casa e anunciou a sua candidatura, descrevendo o cenário político; era tão nítido, para mim, pelas variáveis apresentadas, que a vitória seria dele, bastava que não errássemos. Dito e feito, Jamil Sabrá foi eleito e acabei presidindo, aos 28 anos de idade, a Comdep – Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis. Continuava tudo no mesmo lugar, pois para mim, era uma doação de meu tempo com muitas obras de urbanização executadas; o tempo, então, foi decisivo, pois os embates políticos da época me levaram a assumir a postura de líder partidário e, por extensão, a candidatura a Deputado Estadual. Fui eleito com uma votação consagradora, em Petrópolis!

AeP: Você foi candidato a deputado estadual, deputado federal e aprefeito de Petrópolis. Foi eleito deputado estadual (1983/1987), deputado federal constituinte (1987/1991), e agora se candidatou a deputado federal novamente…

Nelson: Além dos cargos citados, também já fui diretor de suprimentos da Valesul, do Grupo CVRD, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Agricultura. Algumas ações: liberação de 40 milhões de dólares do BID, para obras de infraestrutura, em Petrópolis; revogação do fator previdenciário e vinculação das aposentadorias ao salário mínimo (1988-1991); criação da Reserva do Alcobaça, em Cascatinha, hoje incorporada ao Parnaso (Parque Nacional da Serra dos Órgãos); liberação de recursos federais, junto ao BNH (Banco Nacional da Habitação) para a construção de moradias, dando origem ao Bairro Madame Machado, em Itaipava; liberação dos títulos de propriedade dos moradores do Morro das Oficinas, no alto da Serra; responsável pela urbanização (pavimentação, iluminação e transporte público) de diversas ruas de Petrópolis; idealizador do Distrito Industrial da Posse com os mesmos direitos fiscais concedidos a Três Rios; idealizador da Agricultura Familiar na Merenda Escolar; idealizador do Programa Venda Direta da Agricultura Familiar nos Terminais Rodoviários; criação do Programa de Capacitação e Inclusão Digital nas Comunidades – CIDs, atendendo a milhares de pessoas; geração de mais de mil empregos nos segmentos da Tecnologia da Informação, Cervejeiro e Eletromecânico (2009-2011), com a revitalização da Cervejaria Bohemia, expansão da GE Celma e outros.

AeP: Se eleito, o que pretende fazer? Qual é a sua principal bandeira?

Nelson: Exerci todas estas funções, lendo, estudando, discutindo, planejando e executando com pleno êxito todas as tarefas exigidas, e mais, mantendo a minha “Ficha Limpa”.  Projetos e recursos federais para o saneamento básico, mobilidade urbana, educação fundamental em horário integral, saúde de qualidade, casa própria, constituem-se em prioridade absoluta.  Todas as nossas ações terão como objetivo principal oferecer ao povo brasileiro melhor Qualidade de Vida, para tanto se tornam imprescindíveis as Reformas Política e Tributária; a primeira dando segurança e transparência ao Processo Administrativo e a segunda propiciando a transferência justa de Renda para os trabalhadores e o crescimento da produção.

O número de Nelson Sabrá é 1277.

 

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).