Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Política

[Eleições 2014] Marcus Vinícius (Neskau) – candidato a deputal estadual

Dando continuidade às entrevistas com candidatos de Petrópolis às eleições 2014, confira abaixo a entrevista de Marcus Vinicius Neskau (PTB), candidato a reeleição como deputado estadual:

AeP: Quando e por que você começou na vida política?

Neskau: Ingressei na vida política como assessor parlamentar, função que cumpri por 11 anos. Durante esse período, ganhei muita experiência e criei um grande amor pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Nas eleições de 2006, por uma decisão partidária, me candidatei pela primeira vez ao cargo de deputado estadual e assumi, como suplente, em 2008. De lá para cá, dedico meu trabalho como deputado estadual à qualidade de vida fluminense, em especial de Petrópolis, onde moro há 30 anos. Atualmente, sou líder do PTB na Assembleia Legislativa, presidente regional do partido e assumi a Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, durante um ano e três meses, até abril deste ano.

AeP: Como deputado estadual, quais foram suas maiores realizações?

Neskau: Desde o mandato como suplente foram muitas as realizações que conquistamos com emendas orçamentárias, indicações legislativas, projetos, leis e também através de participação em algumas comissões permanentes e parlamentares de inquérito (CPIs). Entre algumas iniciativas a serem destacadas estão o incentivo às indústrias, o acesso dos jovens de baixa renda aos cursos técnicos e ao mercado de trabalho, assim como a inclusão profissional das pessoas com deficiência. Em benefício de Petrópolis, fui autor de leis como a que concede tratamento tributário diferenciado para o distrito da Posse; a prorrogação da Lei da Moda, beneficiando mais de 100 mil pessoas empregadas direta e indiretamente no setor; e a inclusão da Bauernfest, que movimenta cerca de R$ 25 milhões, no calendário oficial do Estado. O Centro Vocacional Tecnológico (CVT), as UPAS, a construção do novo posto de vistoria do Detran, assim como o intermédio da faculdade pública trazida pelo governador também estiveram entre minhas indicações. No entanto, a maior bandeira de minha atuação política é a melhoria da qualidade de vida dos idosos. Através de uma indicação minha para a criação de Academias da Terceira Idade (ATIs), com acompanhamento de profissionais capacitados, o Governo do Rio criou a Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável (SEESQV). À frente da SEESQV, implantei mais de 60 projetos das ATIs e criamos outras ações como: Era Digital, Qualimóvel (com atendimento odontológico e oftalmológico, com doação de óculos), Movimenta 60+, Bailando na Melhor Idade, entre outros. Recentemente, uma lei aprovada, de minha autoria (6.820/14), pede a inclusão do Estatuto do Idoso e temas voltados ao processo de envelhecimento, respeito e valorização da terceira idade na rede estadual de ensino.

AeP: O que pretende realizar se for reeleito? Qual é a sua principal bandeira?

Neskau: Assim como as Academias da Terceira Idade, tenho o sonho de ver em todo o Estado do Rio a implantação de Centros-Dia, que são Centros de Atendimento à Terceira Idade, onde os idosos podem passar todo o dia com acompanhamento especializado, atividades lúdicas, oficinas e outras atividades, além de conviver com outros idosos. Já dei entrada em uma indicação legislativa pedindo a criação das unidades e lutarei pelas instalações caso tenha a oportunidade no próximo mandato. Como deputado estadual, tenho o dever de lutar pelo desenvolvimento de todos os municípios do Estado do Rio e para toda a população. No entanto, minha principal bandeira é a terceira idade. Sou de uma época em que a gente respeitava os idosos no ônibus, na fila do banco e em casa. Quero trazer novamente a cultura do respeito. Precisamos ensinar que quem respeita o idoso, respeita a si mesmo.

AeP: E para Petrópolis?

Neskau: Já temos estudos que e a própria prática que comprovam o quanto os exercícios melhoram a qualidade de vida do idoso. Ajuda no condicionamento físico, no equilíbrio, no alongamento e influencia até mesmo a própria autonomia e independência daquele que está na terceira idade. Isso sem contar que diminui o uso de medicamentos, retira da depressão e reinsere os idosos no convívio social. Meu objetivo é levar a todos os bairros de Petrópolis a Academia da Terceira Idade com a equipe profissional para o acompanhamento. Quero expandir os projetos que criamos e lutar ainda pela implantação de um Centro de Atendimento ao Idoso para Petrópolis, que possa acolher a pessoa em tempo integral com atividades diversas.

O número de Marcus Vinícius é 14.123.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).