Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Espécies silvestres sofrem com queimadas e estiagem

Queimada no bairro Vila Rica – 10/10 (Crédito: Pedro Emile)

Nos últimos dias, relatamos diversos casos de queimadas em diferentes pontos da cidade. Um dos grandes problemas é que as queimadas causadas pelo clima seco se transformam em incêndios, comprometendo o ambiente natural de muitos animais.

Queimada em Corrêas, no dia 9/10, registrada pelos leitores João Sêco Carmona (foto de cima), Marcio Bernardi (foto abaixo) e Thiago Souza (foto ao lado)
Queimada em Corrêas, no dia 9/10, registrada pelos leitores João Sêco Carmona (foto de cima), Marcio Bernardi (foto abaixo) e Thiago Souza (foto ao lado)

“Alguns são lentos, não conseguem fugir e acabam sofrendo queimaduras, provocando ferimentos extensos e graves, podendo até levar a morte”, explica o médico veterinário Francisco Vilardo, especialista em animais silvestres,  da Clínica Amigo Bicho, em Petrópolis.

Segundo o profissional, um fator de grande preocupação é a forma como o ser humano vem eliminando material orgânico de seus terrenos. “É fundamental não deixar lixo na natureza, durante um passeio ecológico, por exemplo, porque este pode entrar em combustão espontânea e provocar problemas de maiores proporções na vegetação nativa”.

Quanto aos animais de cativeiro, deve-se protegê-los de friagem, principalmente à noite e de madrugada, como também de correntes de ar, as quais alguns deles ficam expostos, evitando assim maiores danos à saúde.

“Neste período, algumas espécies diminuem bastante a sua atividade física em função das baixas temperaturas, o que é bastante normal”, garante.

A estiagem também afeta peixes que habitam rios e lagos de nossa região, cágados de água doce, aves, répteis e mamíferos, como gambás, ouriços e  bichos-preguiça, que dependem da disponibilidade de água para matar a sede, buscar alimentos, se esconder ou como local de reprodução.

Com a diminuição da vegetação nativa e ocupação desordenada de áreas naturais, aumenta inclusive o número de animais silvestres que se aproximam de casas.

“Se estiverem dentro do terreno, o ideal é manter cães e gatos afastados e não tentar capturar ou se aproximar destes animais, sobretudo se precisarem de cuidados porque ao se sentir ameaçados podem atacar para se defender, sendo que, em caso de dúvida, o melhor é entrar em contato com o Corpo de Bombeiros ou Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, esclarece Dr. Vilardo, salientando que por maior boa vontade que se tenha, é necessário experiência e conhecimento técnico suficiente para se aproximar, aprisionar e acondicionar adequadamente estes animais, sem causar ferimentos às espécies e estas machuquem os seres humanos.

A Secretaria de Meio Ambiente ressalta que queimada é infração prevista no Código de Posturas do município passível de multa. As denúncias podem ser feitas à Coordenadoria de Fiscalização pelos telefones 2246-9042 / 2246-9043. Além disso, os petropolitanos também contam

Queimada em Nogueira, registrada pela leitora Juliana Paschoal, em 8/10.
Queimada em Nogueira, registrada pela leitora Juliana Paschoal, em 8/10.

com a Linha Verde, que é um canal de denúncias sobre crimes ambientais. Você pode fazer denúncias sobre balões e ganhar recompensas entre R$ 300 e R$ 2mil, além de denunciar também qualquer outro crime contra o meio ambiente (queimadas, poluição das águas, extração irregular de árvores, areia e solo) Confira a página da Linha Verde, do Disque Denúncia do Rio. Denuncie. O anonimato é garantido: 0300 253 1177 ou 2253 1177  ou twitter: @LinhaVerdedd.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).