Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Grupo arrecada material para ajudar os animais resgatados das queimadas

Foto: Divulgação/Parnaso

Os incêndios, que ocorrem intensamente desde domingo (12), já consumiu cerca de 2,4 mil hectares – o que corresponde a 2,4 mil campos oficiais de futebol. Em áreas mais críticas, como o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), mais de 500 hectares foram atingidos pelo fogo. De acordo com o monitor ambiental do parque Ivan Monteiro, diversos animais foram retirados mortos, entre eles, duas antas e uma paca, além de um ouriço, que foi resgatado ferido pelos profissionais do Projeto Fauna Viva. O combate aos focos de incêndio conta com uma equipe de 24 brigadistas do parque, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e 26 do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Visando ajudar os animais resgatados das queimadas pelo ICMBio/APA Petrópolis, um dos órgãos responsáveis pelo acolhimento das espécies, o grupo “Fazemos a Diferença” está arrecadando material que será repassado ao órgão. Necessita-se de: luva de procedimento tamanho M e G; soro com infusão intravenoso; equipo para soro; seringas de 1ml e 3ml; agulha 25 x 7; vermífugo; pomadas cicatrizantes; pós hemostático e vitaminas para animais.

Ponto de arrecadação: Rua Montecaseros, 604 – Centro (casa com varanda em arco ao lado da Choperia Gheren). Caso haja qualquer dúvida, ligue para 2222 1651 (procurar Bernardo).

Foto: Celina Moreirao
Foto: Celina Moreirao

As dificuldades de acesso a focos de incêndio em Petrópolis prejudicou o trabalho de bombeiros nesta última quarta-feira (15), então, o efetivo foi aumentado de 100 para 170 homens. Eles contam com o auxílio de 20 viaturas e cinco helicópteros – dois do Corpo de Bombeiros, um da Marinha, um da Polícia Militar e um da Polícia Civil. Os esforços estão voltados para os focos em locais remotos, onde não é possível chegar por terra.

Segundo informações do leitor Fernando Brandão, um helicóptero da Marinha, que está em Petrópolis auxiliando o combate aos incêndios, sobrevoava muito baixo pelo centro nas imediações do terminal rodoviário, e devido à neblina que atrapalhava a visibilidade, o piloto optou por pousar na UCP, nesta última quarta.

Saiba mais:

Incêndios florestais, o que fazer?

Espécies silvestres sofrem com queimadas e estiagem

Prefeitura se coloca à disposição do Estado no combate aos focos de incêndio na cidade

 

* Com informações da Agência Rio c/ Agência Brasil

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).