Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Incêndios florestais, o que fazer?

Foto do Ribeirão, enviada pelo leitor Marcelo Aranha

Dados do INPE/CPTEC em relação às queimadas na cidade, mostram que Petrópolis já é a quarta cidade do Brasil com maior número de focos de incêndio e vários focos se estendem entre as cidades de Petrópolis, Teresópolis, Areal e São José do Vale do Rio Preto.

focos mapaO leitor Fabiano R de Souza, voluntário do Parnaso e da Defesa Civil, enviou algumas dicas de como proceder em casos de incêndios e ainda esclareceu: “Não somos treinados a fazer o combate às chamas em regiões florestais, por isso dependemos de profissionais qualificados para tal operação”.

Veja as dicas abaixo:

– Caso identifique o criminoso que iniciou a queimada, ligue 190 (Polícia) e faça sua denúncia;

– Caso o incêndio seja nas proximidades da Rebio Araras (Região de Araras, Vale das Videiras, Paty do Alferes, Miguel Pereira) entre em contato diretamente com a Rebio pelo telefone: (24)2225-1975;

– Incêndio nas proximidades do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Teresópolis, Guapimirim, Em Petrópolis nas regiões da Serra Velha, Morim, Caxambu, Bonfim) entre em contato com o Parnaso pelo tel: (24) 2236-0258, (24)2236-0475 (Petrópolis), (21)2642-4072 ou (21) 2152-111 (Teresópolis) ou (21)3633-1898 (Guapimirim);

– Em outras regiões ligue diretamente para o Corpo de Bombeiros pelo 193;

– Em caso de trincas em casas e encostas ligue diretamente para Defesa Civil pelo tel 192 e informe o ocorrido;

– Por fim, ajude a conscientizar as pessoas do mal que as queimadas causam: morte da fauna e flora, poluição do ar, falta de água, prejudica o solo, causa problemas respiratórios, entre outros.

De acordo com o Corpo de Bombeiros a conscientização da população é fundamental. Uma das medidas que devem ser evitadas neste período é colocar fogo em lixo e pastos.

A Secretaria de Meio Ambiente, por sua vez, informa que queimada é infração prevista no Código de Posturas do município passível de multa. As denúncias podem ser feitas à Coordenadoria de Fiscalização pelos telefones 2246-9042 / 2246-9043. Além disso, os petropolitanos também contam com a Linha Verde, que é um canal de denúncias sobre crimes ambientais. O anonimato é garantido: 0300 253 1177 ou 2253 1177.

5 Comentários

  1. É muito difícil mudar hábitos. Culturas. Mas há também o grande e fundo buraco das leis que não são cumpridas porque não são implementadas e fiscalizadas. Sabemos que quanto mais humilde a comunidade menor o índice de denúncias. Vizinhos têm medo de denunciar vizinhos. A resposta que recebi dos bombeiros ao notificar o início de uma queimada há alguns meses foi esclarecedora. Primeiro ligar para a polícia que vai investigar, e depois a própria polícia notifica os bombeiros. Fiz isso no domingo, dia 13 quando o fogo estava a 10 metros do muro da casa de amigos no condomínio Quinta do Lago. Nunca chegaram – os policiais – portanto suponho que nunca tenham notificado aos bombeiros. Ainda assim ligamos muito. E às 5:20 da manhã enfim atenderam e informaram ser impossível comparecer porque haviam outros focos. Ok. Enquanto isso, as caçambas de lixo colocadas nas ruas de todos os distritos são sistematicamente queimadas. Quem poderia punir – polícia, não o faz, porque não há ronda. Ou efetivo. Muito complicado isso tudo.
    Ontem os comentários nas postagens sempre úteis do Portal eram de chorar. Gente falando de lavar a casa para tirar fuligem numa época de seca e de total falta de água nos bairros ( quando vim para cá me chamou atenção que distritos de Petrópolis não têm hidrantes !), gente denunciando balões online, mas não ligando para polícia, gente postando fotos de caçambas de lixo em chamas……. isso é cultural e falta total de MEDO de punição…. Escrevi algumas perguntas práticas sobre a situação atual na página da prefeitura – que não é aberta a comentários como ridicularizado por todas as agências de propaganda do mundo, quem não deve, abre a página – e a resposta que recebi foi que o prefeito e secretários estavam hoje se reunindo com diversos órgãos regionais para criar um plano de controle dos incêndios pela região toda………. HOJE………… o exemplo portanto, vem de cima. Cultura não é fácil de mudar. Sem ação mais dura, não muda……..

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).